Ultima atualização em 28 de Junho de 2024 às 14:59

Reitora apresenta ao MEC painel de consolidação e expansão da Ufopa

Estão previstos novos prédios e criação de vagas na sede e nos campi fora da sede

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Aldenize Xavier, apresentou no dia 26 de junho, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, o panorama do “Novo PAC na Ufopa: consolidação e expansão” e explanou as ações da universidade nas quais serão aplicados os recursos do Novo PAC, já aprovados pelo governo federal para investimentos na oferta do ensino superior na região Oeste do Pará.

Durante a reunião, a reitora apresentou o Comite Gestor de Obras (CGO) da Ufopa, instituído em 2018 pelo Conselho Superior (Consun). De acordo com Xavier, o CGO representou “um salto qualitativo na execução de obras na Ufopa”. “Após a implantação do CGO, chegamos a gerenciar 18 obras simultaneamente. Dessas, apenas uma não foi entregue no tempo planejado”, explicou a reitora.

No que se refere à consolidação da Ufopa no Oeste do Pará, a reitora apresentou o que chamou de “três obras estratégicas da Ufopa”: Bloco Modular Tapajós III, prédio do Campus Oriximiná e prédio do Campus Óbidos. Sobre o impacto dessas obras, ressaltou: “abertura dos cursos de Medicina e Licenciatura Intercultural Indígena, na sede em Santarém, com previsão de espaços administrativos e laboratórios; criação de 400 vagas (80 ao ano); ampliação de infraestrutura administrativa e de atendimento a discentes dos cursos da sede, chegando até 3.676 discentes beneficiados”.

A reitora abordou ainda, durante a sua apresentação, os desafios da expansão de cursos: “É um desafio muito grande nós iniciarmos um campus novo com seis cursos, enquanto temos campi com um curso apenas, em municípios maiores. Fizemos um desenho para que, com as 185 vagas da expansão, consigamos chegar a quatro cursos em cada um dos campi”.

Também estiveram presentes à reunião: o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) da Ufopa, Cauã Ferreira; o pró-reitor de Administração (Proad) da Ufopa, Warlivan Salvador Leite; o superintendente de Infraestrutura (Sinfra) da Ufopa, Vitor Marques Viana; o chefe de Gabinete da Ufopa, Túlio Pereira de Souza; a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes), Tânia Mara Francisco; o coordenador-geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Educação Superior, Aldous Pereira Albuquerque; e o assessor da Difes, Edson de Sousa Almeida.

28/06/2024

Reitora e equipe da Ufopa em reunião no MEC. Foto: Arquivo pessoal, 26/06/2024.