Ultima atualização em 20 de Outubro de 2023 às 17:26

Reitora da Ufopa participa de debate sobre expansão do ensino superior na região

Entre os assuntos debatidos, a criação de um curso de Medicina na Ufopa.

A reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, participou nesta sexta-feira, 20, de audiência pública em formato híbrido no Auditório Tapajós/Campus Santarém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), sobre a “A expansão do ensino superior público, profissionalizante e tecnológico na região Oeste do Pará”, na qual foi debatida a criação de um curso de Medicina na Ufopa. A audiência foi proposta pelo deputado federal Airton Faleiro (PT-PA), que preside a Comissão da Amazônia, dos Povos Originários e Tradicionais (CPOVOS) na Câmara dos Deputados.

Para a reitora, a audiência pública possibilita o debate da universidade com a sociedade sobre a importância da criação de mais um curso de Medicina na região Oeste do Pará. “A nossa região tem muita carência de profissionais médicos, de atendimento em saúde. É importante que toda a comunidade esteja envolvida nesta conquista para a região”.

Reitora explanou a importância da implantação do curso de Medicina na Ufopa, em audiência pública sobre expansão do ensino superior no Oeste do Pará. Foto: Vanessa Escher, 20/10/2023.

O coordenador-geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde do Ministério da Educação (MEC), Dr. Francisco de Assis Rocha, da Secretaria de Ensino Superior (SESU), participou da audiência pública de forma virtual. Ele falou da atual situação de implantação do curso. “A Ufopa deve receber em breve a vista da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento da Escolas Médicas (Camem) para uma avaliação das condições técnicas para implantação do curso de Medicina na universidade”.

De acordo com a reitora, a Camem deve avaliar principalmente o número de leitos e a capacidade dos hospitais instalados de absorver os estudantes para seus estágios. “Após essa análise, a metodologia dessa implantação também será alinhada, tanto com o Ministério da Saúde quanto com o Ministério da Educação, caso ocorra a necessidade de mais hospitais serem instalados aqui na região”.

O deputado federal Airton Faleiro (PT-PA) também ressaltou a importância de debater o tema com a comunidade local. “O investimento na educação e formação de recursos humanos é o melhor caminho para a construção de um futuro mais próspero e igualitário para a região, já que o desenvolvimento educacional e o acesso ao ensino superior são elementos essenciais para impulsionar o crescimento socioeconômico de uma região. Por isso, acreditamos na importância de um debate sobre o tema em sede local para avaliarmos o cenário atual e criarmos plano de ações”, afirmou, referindo-se ao curso de Medicina da Ufopa.

Audiência pública "A expansão do ensino superior público, profissionalizante e tecnológico na região Oeste do Pará”.
Foto: Lenne Santos, 20/10/2023.

Os temas debatidos na audiência pública serão compilados em um documento a ser enviado ao governador do Pará, Helder Barbalho.

Além da reitora da Ufopa e do deputado Airton Faleiro, participaram da mesa de debates: a deputada estadual Maria do Carmo (PT); o Prof. Adriano Araújo da Silva, diretor do IFPA/Santarém; Alexandre Martins, diretor do Programa de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC); Waldiney Pires Moraes, diretor do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa; e Daira da Silva Lima, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufopa.

20/10/2023