Ultima atualização em 3 de Novembro de 2023 às 14:37
Aldenize Xavier falou sobre as dificuldades de fazer educação superior na Amazônia e dos projetos desenvolvidos na Ufopa.
A reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, participou de 23 a 27 de outubro, em Genebra, na Suíça, da XVI Assembleia-Geral e do XIII Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). Com o tema “Educação superior para a cidadania global”, os dois eventos discutiram os desafios das universidades diante das radicais mudanças vivenciadas pelo planeta.
O seminário permitiu a troca de experiências entre as instituições sobre políticas de acesso e permanência, internacionalização, atendimento de refugiados e migrantes, bem como as contribuições para o desenvolvimento sustentável e para a redução dos impactos das mudanças climáticas.
No dia 27 de outubro, a diretora de Desenvolvimento das Instituições Federais de Ensino Superior, Tânia Mara Francisco, representando o Ministério da Educação (MEC), indicou as políticas em desenvolvimento, além de apresentar a importância das universidades para o alcance dos objetivos do crescimento sustentável.
Os reitores foram recebidos no dia 25 na embaixada do Brasil em Genebra. Em conversa com o embaixador e representante permanente da missão do Brasil nas Nações Unidas, Tovar da Silva Nunes, a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, falou dos desafios de fazer educação superior na região amazônica e dos projetos que estão sendo desenvolvidos na instituição.
No encerramento, os representantes reafirmaram o papel da educação superior para a constituição de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais inclusiva. O evento contou com a participação de diplomatas, autoridades governamentais, representantes de organizações internacionais de aproximadamente 40 países dos cinco continentes, além de representantes de instituições de educação superior.
Comunicação/Ufopa, com informações da Reitoria
Fotos: Divulgação
27/10/2023