Ultima atualização em 27 de Abril de 2023 às 19:22
A reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, participou desde quarta-feira, 26, da Reunião de Reitores da Amazônia (Andifes/Norte) na Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista, cujo tema central é “Desafios, fragilidades e perspectivas para a Amazônia: o papel e as contribuições das universidades federais”.
O encontro encerrou nesta quinta, 27, com a apresentação da Carta de Roraima. Pela manhã, 8h30, houve palestra com o tema “Cenário da pesquisa, inovação e pós-graduação na Amazônia Palestrante”, com o Prof. Marcos José Salgado Vital, seguida da palestra “Cenário da assistência estudantil e extensão na Amazônia”, ministrada pela Profa. Karime Rita de Souza Bentes, coordenadora Regional Norte do Fonaprace.
A reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, falou sobre a importância de estar presente no encontro e os desafios que a Ufopa enfrenta para se consolidar na região. Ela destacou a necessidade de sanar problemas envolvendo gestão de pessoas e de consolidação de cursos. “Nós temos muitas dificuldades na consolidação de nossos cursos na área de saúde e mesmo na expansão. A Ufopa está pleiteando o curso de Medicina porque é uma realidade da região Oeste do Pará, onde há carência de médicos, e a nossa universidade tem essa missão institucional de garantir essa formação para nossa sociedade. Então são questões e aspectos importantes a serem debatidos com órgãos federais com esse olhar da Amazônia”.
A reitora ainda falou sobre o mapeamento que deve ser feito a partir da realidade regional, um dos motivos que uniu os participantes do encontro. O documento deve apontar igualdades e diferenças entre os territórios, mesmo fazendo parte da região. “Nós estarmos na mesma região amazônica, então nós temos a dificuldade de expandir o ensino superior nos nossos estados, porque são locais de difícil logística envolvendo a chegada, transporte, fixação, Índice de Desenvolvimento Humano. Então, nós temos muitos aspectos que nos unem e, mesmo dentro da mesma região, temos os que se diferenciam em termos de regionalização. Encontros como este vão nos permitir mapear, elaborar um documento com indicadores que a gente já tenha e com os que ainda precisam ser criados, para que de fato se construa uma política, não só de correção de assimetria, mas de investimento real para a Amazônia”, finalizou.
Programação de quarta – No primeiro dia de encontro, quarta-feira, 26, foram debatidos os temas: “Oportunidades, desafios e soluções para a pós-graduação na Amazônia”, com a Profa. Mercedes Bustamante, presidente da Capes; “Desenvolvimento da Amazônia”, com a Profa. Raimunda Nonata Monteiro, secretária adjunta da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; “Cenário orçamentário das universidades da Amazônia”, com Franklin Matos Silva Júnior, coordenador do FORPLAD; e o “Cenário da graduação das universidades da Amazônia’, com o Prof. Denilson da Silva Costa, membro do COGRAD.
Links com registros da reunião:
Comunicação/Ufopa
27/04/2023