Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 5 de Janeiro de 2023 às 16:48

Reitora da Ufopa participa de posse do presidente Lula da Silva e de ministros de Estado


A vice-reitora, Solange Ximenes, também representou a Ufopa na cerimônia de posse do governador do Pará, em Santarém 

A convite do Gabinete de Transição da Presidência da República, a reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Aldenize Xavier, esteve em Brasília para a cerimônia de posse do presidente da República eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorrida no dia 1º de janeiro de 2023.

A reitora também participou da cerimônia de posse do novo ministro da Educação, Camilo Santana, realizada na manhã do dia 2, no auditório do Edifício-Sede do MEC. Na tarde do mesmo dia, ocorreu no Auditório Renato Acher, em Brasília, a posse da nova ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos.

A reitora da Ufopa não estava sozinha: outros reitores à frente de instituições federais de ensino superior (Ifes) também foram convidados para as posses. "Essas presenças são um símbolo de acolhida e de predisposição ao diálogo muito necessário para o desenvolvimento do país”, afirmou Aldenize Xavier.

Na posse, o ministro Camilo Santana reforçou o compromisso do Ministério da Educação com a recomposição orçamentária das universidades. Outro foco do MEC deverá ser a melhoria do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“A experiência exitosa do Ceará fez com que Camilo Santana fosse o nome para conduzir a educação no país, e já aponta o caminho que deveremos seguir: o fortalecimento da educação básica”, comemorou Xavier. “A Ufopa irá inserir-se nesse contexto de contribuição através da experiência exitosa do Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (PEEx), que congrega ensino, pesquisa e extensão, com a graduação, a pós-graduação e a educação básica através de uma pirâmide de formação”, confirmou a reitora.

Camilo Santana sinalizou ainda a disposição do MEC de concluir obras paradas, de elaborar o futuro Plano Nacional de Educação, que deve entrar em vigência a partir de 2024, de fortalecer a autonomia das universidades e de instituir o Sistema Nacional de Educação (SNE). “Ele reforçou a importância do diálogo permanente com as instituições de ensino superior, o que nos dá esperanças de que as Ifes assumirão o protagonismo na discussão das políticas educacionais”, comemorou Aldenize.

Posse do governador do Pará – Em Santarém, a vice-reitora da Ufopa, Solange Ximenes, participou da posse simbólica do governador reeleito Helder Barbalho (MDB), ocorrida no fim da tarde desta segunda-feira, 2 de janeiro, na sede do Museu João Fona, na orla da cidade.

Comunicação/Ufopa, com informações da Reitoria

03/01/2023

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Notícia em destaque