Ultima atualização em 20 de Outubro de 2023 às 15:56
O evento ocorreu nos dias 17 e 18 de outubro, em Brasília, com o objetivo de criar um ambiente de compartilhamento de boas práticas das universidades.
A reitora da Ufopa, Aldenizer Xavier, participou nos dias 17 e 18 deste mês de outubro, em Brasília, do Seminário Nacional para Fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e de Boas Práticas de Incentivo à Permanência e Integração Acadêmica 2023. Na oportunidade ela apresentou o projeto “Amélias da Amazônia”, que faz parte do Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (PEEX).
O Seminário de Fortalecimento das Ifes foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de criar um ambiente de compartilhamento de boas práticas das universidades. A Ufopa participou da mesa de encerramento mediada pela diretora da Divisão de Formação Especializada (Difes) com outros reitores.
De acordo com a reitora da Ufopa, a universidade foi convidada a apresentar o Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. “Destaquei o PEEx como alicerce do Projeto Pedagógico Institucional, das mudanças administrativas necessárias para sua implementação com a criação do Comitê Gestor dos Programas Institucionais (CGPRITS) e os resultados alcançados até o momento. Um e-book será lançado com todos os projetos apresentados no evento. A Ufopa cada vez mais se destaca no cenário nacional por ações inovadoras, e a participação em eventos desta natureza permite a ampliação da rede de interação institucional, o que contribui para consolidação da instituição e projeta a região no cenário nacional”.
Durante a exposição feita pela reitora da Ufopa, foram destacados, entre outros temas, o papel estratégico da instituição para formar recursos humanos na graduação e pós-graduação; as parcerias para que projetos sejam possíveis de realizar; a interação com a educação básica; a integração acadêmica; a inovação e a bioeconomia; os impactos na sociedade, além de levantar pontos de reflexão como a melhoria da infraestrutura dos laboratórios de pesquisa e a ampliação do PEEX para alcançar maior número de comunidades e escolas da educação básica.
Comunicação/Ufopa
20/11/2023