Ultima atualização em 19 de Fevereiro de 2025 às 15:37
Encontro com o MEC assegura compromisso de R$ 1,5 milhão para curso de Licenciatura Intercultural Indígena e amplia projetos de inclusão acadêmica.
Em uma iniciativa estratégica para fortalecer a educação indígena, a reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Aldenize Xavier, acompanhada da vice-reitora, Solange Ximenes, e do chefe do Gabinete, Túlio Souza, esteve em Brasília nesta terça e quarta-feira, 18 e 19 de fevereiro, para discutir projetos essenciais para os povos indígenas da região. A reunião com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) resultou no compromisso de um investimento significativo de aproximadamente R$ 1,5 milhão para apoiar o curso de Licenciatura Intercultural Indígena da sede da Ufopa e a proposta de abertura de uma nova turma no município de Jacareacanga.
Durante o encontro, a reitora destacou a importância de garantir a permanência dos estudantes indígenas nas universidades. “Não basta abrir portas para o ingresso dos estudantes indígenas no ensino superior, é essencial assegurar sua permanência com dignidade. Por isso, apresentamos proposta de plano de trabalho para captação de recursos visando apoiar os alunos ingressantes, inclusive com a contratação de tradutores para os estudantes bilíngues, pois entendemos que a inclusão vai além do acesso, é uma questão de permanência e sucesso acadêmico", assegurou a reitora, Aldenize Xavier.
Além do debate sobre o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, a reitora também dialogou sobre o termo de execução descentralizada (TED) do projeto "Saberes Indígenas na Escola", que já tem R$ 300 mil aprovados e será coordenado pelo professor Abimael Munduruku, vinculado ao Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII) da Ufopa. O projeto deve iniciar suas atividades nos próximos meses, ampliando a valorização dos saberes tradicionais nas escolas indígenas.
Para finalizar a agenda, nesta quarta-feira, 19, houve uma reunião com Fernando Matos, assessor do secretário Alexandre Brasil, da Secretaria de Educação Superior (SESU), em que foi apresentada uma proposta de projeto de lei (PL) para ampliar as oportunidades de acesso à educação superior para as populações indígenas. O PL é resultado de audiências públicas realizadas em diversas regiões do país, demonstrando o compromisso do governo em ouvir as comunidades indígenas e implementar políticas inclusivas.
A visita a Brasília reforça o papel da Ufopa como protagonista no fortalecimento das políticas públicas para a educação indígena, promovendo iniciativas que visam não apenas ao acesso ao ensino superior, mas também à valorização das culturas tradicionais e ao fortalecimento das comunidades indígenas da região.
Ascom/Ufopa
19/02/2025