Ultima atualização em 29 de Outubro de 2018 às 10:27
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) esclarece que nesta semana duas acadêmicas foram abordadas por agentes de portaria, contratados por uma empresa terceirizada, e “convidadas” a retirar-se das dependências da unidade Amazônia – localizada na Av. Mendonça Furtado –, por vestirem camisas com manifestação política.
Imediatamente fomos informados e iniciamos uma criteriosa apuração dos fatos, e garantimos que este cerceamento não partiu de nenhum dos gestores da Universidade nem da Gestão Superior.
As acadêmicas foram ouvidas por nós, bem como os agentes de portaria e a Coordenação de Segurança Patrimonial. Os profissionais foram advertidos e a justificativa apresentada por eles foi um equívoco na interpretação do parecer jurídico (Nota nº 085/2018/PF-UFOPA/PGF/AGU), apresentado pela Procuradoria da Ufopa, sobre a proibição de propaganda política partidária dentro do espaço da universidade, publicado em nossa página institucional na Internet.
A construção da consciência crítica e política, dentro do ambiente universitário, é livre e não pode jamais ser tolhida ou cerceada. Nossa gestão dialoga com as mais diferentes frentes de pensamento e acreditamos que o diálogo com todos é essencial na defesa da democracia. A instituição é plural, com liberdade garantida e com fomento ao livre pensamento, independente de posições políticas pessoais.
Santarém, PA, 27 de outubro de 2018.
Hugo Alex Carneiro Diniz
Reitor da Ufopa