Ultima atualização em 19 de Junho de 2023 às 17:51

Roda de conversa discute migrantes surdos na escola

“Migrantes surdos na escola, e agora?” é o tema de roda de conversa com professores da educação básica que ocorrerá na quarta-feira, 21 de junho de 2023, a partir das 15 horas, pela plataforma Google Meet. Gratuito, o evento tem por objetivo refletir sobre as possibilidades de inclusão de surdos migrantes nas escolas de educação básica, a partir da perspectiva dos professores. Faça sua inscrição AQUI.

A roda de conversa tem como público-alvo professores da educação básica, em especial aqueles que possuem alunos migrantes surdos ou falantes de outras línguas, intérpretes de Libras, surdos e discentes interessados no tema. “A ação foi programada com o objetivo de conhecer um pouco da realidade educacional, a partir das perspectivas dos professores sobre os migrantes nas escolas”, afirma Daiane Pinheiro, organizadora do evento.

A ação faz parte do projeto “Direitos Humanos e Minorias Surdas: contextos educacionais de diversidade”, que tem como objetivo promover ações que discutam a presença de migrantes surdos e outras minorias linguísticas dentro dos espaços escolares. O projeto é vinculado ao programa MiSordo, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Minorias Surdas – Coordenado pelas professoras da Ufopa Daiane Pinheiro e Thaisy Bentes de Souza, o projeto “Direitos Humanos e Minorias Surdas” vislumbra o início de um possível diálogo sobre o tema no âmbito da educação básica. Em formato de roda de conversa, visa à capacitação de professores e agentes escolares a partir da reflexão e da promoção de ações voltadas à inclusão e ao acolhimento de migrantes surdos.

Serviço: “Migrantes surdos na escola, e agora?”

• Roda de conversa com professores da educação básica

• Data: 21 de junho de 2023, quarta-feira

• Horário: 15 horas

• Local: Plataforma Google Meet