Ultima atualização em 8 de Novembro de 2022 às 09:10
Partidas de futsal, basquete e handebol marcam abertura dos JIUfopa na Arena Estadual Professor Djalma Lima, em Santarém.
A alegria de estar juntos, torcendo e competindo pelo seu time, marcou a abertura oficial dos Jogos Intercampus da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), ocorrida na última sexta-feira, 4 de novembro, na Arena Estadual Professor Djalma Lima, em Santarém (PA). Partidas de futsal e basquete – masculino e feminino – deram início ao evento esportivo, que contou com a presença da reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, e de servidores da instituição.
A competição continuou durante o final de semana, com partidas de vôlei, basquete, handebol, futsal e futebol society na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB); de natação na Universidade do Estado do Pará (UEPA); e atletismo no Colégio Dom Amando. “Por dois anos, os Jogos da Ufopa foram interrompidos por conta da pandemia de Covid-19. Mas voltamos esse ano com todo o vapor e a gente sente isso nos estudantes, que são o maior público desse evento esportivo”, afirma Jonnes Pedroso, da Coordenação de Esporte e Lazer.
A décima edição dos Jogos Intercampus conta com a participação de cerca de 600 atletas, em sua maioria discentes de graduação dos institutos da sede e dos seis campi – Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná –, além de estudantes do polo de Rurópolis, do Diretório Acadêmico Indígena (Dain) e do Coletivo Estudantil Quilombola (CEQ).
“A expectativa está sendo grande, porque é um evento que junta todos os campi do Oeste do Pará. Ainda mais que está sendo realizado pela primeira vez na Arena Estadual, que é um espaço novo, recém-inaugurado. Estou me sentido um pouco nervoso, aliás, mas é coisa normal. Estou muito feliz de estar aqui”, revela o estudante Lucas Lira, de 20 anos, do curso de Engenharia de Minas, que integra a delegação de 40 atletas do município de Juruti.
Para participar dos Jogos, discentes dos Campi fora da sede receberam auxílio financeiro, no valor de R$600,00, para custeio de despesas de transporte e alimentação. “Além desse auxílio, a Ufopa está disponibilizando também, em suas instalações, salas de aula para alojamento, acesso ao Restaurante Universitário e ônibus para locomoção entre o alojamento e os locais de competição”, explica Jonnes Pedroso.
Aluna do curso de Ciências Biológicas do Campus de Oriximiná, Joerlaine dos Santos Mendes veio a Santarém com a disposição de participar de todas as modalidades esportivas, com exceção do xadrez. “Entrei em 2019 na Ufopa, mas essa é a primeira vez que consegui vir. Veio a pandemia e ficou tudo isolado”, relembra a multiatleta de 27 anos que, junto com a delegação de 37 atletas de Oriximiná, está empenhada em levar um troféu para casa. “A nossa expectativa é essa: levar um troféu, porque, em todos esses anos, ninguém levou nenhum. São só as histórias contadas por eles. Agora vim presenciar isso tudo”.
Discente do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), a multiatleta Joana Silva, de 19 anos, também participará de várias modalidades esportivas, como handebol, vôlei, futsal, futebol society e basquete. “Estou com uma expectativa muito alto, de brincar mesmo, mas, obviamente, eu e o meu instituto vamos para cima, tentar ganhar essa”, afirma a aluna do curso de Zootecnia. “É um momento da gente se reconectar de novo com a Universidade, porque a pandemia nos deixou muito dispersos. Agora a gente está se reencontrando, para fazer novas memórias”.
Outro multiatleta é o calouro Abraão de Alcântara Guimarães, de 18 anos, que integra a equipe do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) e atuará em três modalidades: handebol, vôlei e basquete, sua paixão. “O esporte representa tudo na minha vida. É onde eu encontro o meu 'eu' de verdade, além de paz e equilíbrio na minha vida”, afirma o estudante, que sonha em se tornar um jogador profissional de basquete. “A expectativa com os JIUfopa é grande por conta dos lugares em que a gente vai jogar. Além de ter uma infraestrutura boa, nosso time está bom também”.
Momento de integração e de celebração da vida por meio de práticas esportivas, os JIUfopa integram as comemorações de aniversário da Ufopa, que completa 13 anos em novembro; e da X Jornada Acadêmica, principal evento de pesquisa e extensão da Universidade. O evento esportivo é promovido pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), por meio da Coordenação de Esporte e Lazer (CEL), em parceria com as comissões desportivas dos campi e os representantes das equipes.
Texto e Fotos: Maria Lúcia Morais – Comunicação/Ufopa
07/11/2022
Programação dos JIUfopa 2022
07/11/2022 – Segunda-feira
15h – Vôlei de Areia – Local: Ufopa/Unidade Tapajós
18h30 – Jogos de Quadra – Local: Arena Estadual Djalma Lima
08/11/2022 – Terça-feira
15h – Vôlei de Areia – Local: Ufopa/Unidade Tapajós
09/11/2022 – Quarta-feira
15h – Vôlei de Areia – Local: Ufopa/Unidade Tapajós
12/11/2022 – Sábado
8h – Jogos de Quadra – Local: AABB
8h – Tênis de Mesa – Local: Restaurante Universitário (RU)/Unidade Tapajós
13/11/2022 – Domingo
8h – Jogos de Quadra – Local: AABB
14h – Xadrez – Local: Restaurante Universitário (RU)/Unidade Tapajós
15/11/2022 – Terça-feira
18h30 – Finais – Local: Arena Estadual Djalma Lima
Matérias relacionadas:
Abertura dos Jogos Intercampus da Ufopa será nesta sexta-feira, 4 de novembro
JIUFOPA: Jogos Intercampus 2022 deverão reunir cerca de 500 estudantes atletas