Ultima atualização em 4 de Julho de 2023 às 08:50

Semana de Letras da Ufopa discute formação de docentes de língua e literatura

“A formação do professor e da professora de línguas e literaturas” é o tema da Semana de Letras 2023 da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) que ocorre de 4 a 7 de julho de 2023, na Unidade Rondon, Campus Santarém, com o objetivo de refletir sobre os desafios contemporâneos da formação em Letras. Promovido pelo Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação (Iced), o evento contará com conferências, mesas-redondas, rodas de conversa, minicursos e sessões de comunicação.

A abertura da semana será nesta terça-feira, 4 de julho, a partir das 14 horas, no Auditório Wilson Fonseca. Participam da mesa de abertura a diretora do Iced, Lademe Correia de Sousa; os coordenadores do curso de Letras, Luiz Fernando de França; do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Elder Koei Itikawa Tanaka; e do Profletras, Zair Henrique Santos; e a representante do Centro Acadêmico de Licenciatura em Letras (Call), Marcela Silva de Farias.

Às 15h30, haverá a conferência do pesquisador José Helder Pinheiro Alves, professor titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que atua nos temas de literatura e ensino, poesia, literatura infantil e literatura de cordel. Ele é membro do Grupo de Trabalho “Literatura e Ensino” da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (Anpoll). A atividade terá a mediação do professor Rainério dos Santos Lima (Ufopa).

Em seguida, às 17 horas, ocorrerá um painel com grupos de pesquisa da área de Letras. A programação prossegue à noite, a partir das 18h30, com a mesa “Egressos do curso de Letras: práticas, vivências e desafios na educação básica e na pós-graduação”, com a mediação da professora Priscila Castro Teixeira (Ufopa).

Confira a programação completa no Instagram do curso de Licenciatura em Letras da Ufopa.

Mais informações: letras.iced@ufopa.edu.br ou (93) 99128-6469.

03/07/2023