Ultima atualização em 4 de Novembro de 2021 às 17:14
Feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o sequenciamento genético foi concluído e confirma que, dos 53 policiais militares com covid-19 em Santarém, registrados em outubro, 30 foram infectados pela variante Delta, que apresenta alto poder de transmissão.
A confirmação foi dada pelo coordenador do Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), professor Marcos Prado.
A coleta das amostras dos PMs foi realizada no início de outubro, quando a Secretaria Municipal de Saúde informou ao Labimol que diversos militares de um curso de formação de sargentos estavam sintomáticos para covid-19. Nas análises feitas pelo Labimol, de 94 testados, 53 apresentaram resultado positivo para a doença.
Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, o Labimol repassou as amostras para o Laboratório Central, em Belém, e este as enviou à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para o sequenciamento genético.
Indicativo de surto em quatro municípios
De acordo com o relatório de produção mensal do Labimol, no mês de outubro, quatro municípios apresentaram aumento considerável de casos, indicando um surto de covid-19 em Alenquer, Mojuí dos Campos, Rurópolis e Santarém. Os dados elevaram o percentual de casos da doença no Oeste do Pará.
No mês de setembro, dos exames feitos, 10,3% foram positivos. Em outubro, esse índice subiu para 22,7%.
Somente em Santarém, e considerando os números de casos positivos registrados nos últimos meses, houve uma elevação maior que 300%.
Em Santarém, ao longo dos meses de setembro e outubro, foram realizadas ações de testagem em professores e técnicos de escolas das redes municipal e estadual de ensino, com o objetivo de proporcionar o retorno seguro das atividades presenciais. A ação foi realizada em parceria com o 9º CRS/Sespa, Laboratório da Ure, Semed, Seduc e Centro Regional de Governo.
Comunicação/Ufopa
04/11/2021