Ultima atualização em 19 de Junho de 2019 às 12:21
A jornalista Lenne Santos, coordenadora de Comunicação da Ufopa, participou no sábado, 15 de junho de 2019, de sessão de autógrafos do livro “O universo encantado do Catalendas”, durante a II Festa Literária Internacional do Xingu (FLIX), evento realizado esta semana no município de Altamira (PA). A sessão ocorreu no estande da Academia Altamirense de Letras.
O livro é resultado da dissertação de mestrado “A cabeça voadora, a pele de búfalo e a mulher sangrenta: representações e significados do universo encantado do Catalendas — o programa infantil da TV Cultura do Pará”, defendida em 2007 pela jornalista no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Durante a II FLIX, que este ano aborda o tema “Literatura Infantojuvenil: narrativas místicas e fantásticas”, a jornalista também participou na sexta-feira, 14, do painel temático “Lendas, crendices e superstições na literatura infantojuvenil na Amazônia”, junto com as professoras Elisabete Vidal e Giselle Ribeiro, da UFPA. No sábado, 15, às 14 horas, Lenne Santos ministrou palestra com o tema “A Literatura Infantojuvenil e as Narrativas Místicas no Programa Catalendas da TV Cultura do Pará: O Olhar das Crianças”, na sala 6 do Centro de Eventos.
Livro - Editado pela Imprensa Oficial do Estado (IOEPA) em 2017, o livro “O universo encantado do Catalendas” foi lançado durante o X Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém. Ganhou sessão de autógrafos na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém. Agora ganha nova sessão de autógrafos, em Altamira, durante a II FLIX.
A obra conta a história do Programa Catalendas, produzido e veiculado pela TV Cultura do Pará, entre 1999 e 2003, e relata a percepção das crianças sobre as histórias veiculadas. O programa unia teatro de bonecos, contação de histórias e televisão, para retratar lendas do folclore nacional e internacional que estão no imaginário de crianças e até de adultos, como "O curupira – episódio de lançamento" (1999), e a "Pele de Búfalo", em uma clara referência ao conto "Pele de Asno", do francês Charles Perrault (1694), posteriormente adaptado pelos irmãos Grimm.
FLIX - Promovida pela direção do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) de Altamira, sob a coordenação da professora Maria Ivonete Coutinho da Silva, a II FLIX “propõe-se como um grande evento de caráter literário, com desdobramentos artístico-cultural e socioambiental, colocando-se, assim, no rol das festas literárias realizadas no País, em diálogo com a produção artístico-literária amazônica, as narrativas orais do Xingu e as expressões étnico-raciais, socioculturais brasileiras e de outros países”.
Comunicação/Ufopa, com informações do site da UFPA
14/6/2019 atualizado em 10/6/2019