Ultima atualização em 8 de Agosto de 2024 às 16:01

Tecendo Saberes promove oficina sobre segurança alimentar na Fazenda Experimental

Também foram apresentados dados de pesquisa realizada no território do PAE Lago Grande.

A equipe do projeto de extensão “Tecendo Saberes para Fortalecer o Bem Viver: Capacitação dos Jovens Guardiões do Bem Viver para Monitoramento Socioambiental no PAE Lago Grande”, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), realizou nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2024, na Fazenda Experimental da Ufopa, oficina temática sobre soberania e segurança alimentar, que contou com a participação dos jovens do coletivo Guardiões do Bem Viver.

Última oficina prevista para o período 2023-2024, a atividade teve como protagonistas os bolsistas de graduação Vanessa Fontineli, Hevelyn da Silva e Gilberto Baia, além do bolsista do ensino médio Henrique dos Santos. O projeto de extensão “Tecendo Saberes para Fortalecer o Bem Viver” é coordenado pelos professores Sandro Leão e Andréa Rente Leão, do curso de Ciências Econômicas do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), e conta com parceiros locais e nacionais, como a Sapopema, a Universidade de Brasília (UnB) e o IDR.

Além da oficina, também houve a apresentação dos resultados das ações de pesquisa e extensão realizadas ao longo de um ano pelo projeto, a partir da temática “Uso e qualidade da água, mudanças climáticas e soberania e segurança alimentar”. A atividade final teve como objetivo principal a divulgação dos dados da pesquisa feita pelos parceiros científicos no território do PAE Lago Grande aos jovens do coletivo Guardiões do Bem Viver.

“Os jovens guardiões realizaram a análise dos gráficos gerados pela pesquisa e, ao mesmo tempo, conheceram e trocaram experiências sobre as questões referentes à soberania e segurança alimentar, aliando tais discussões com os resultados alcançados na pesquisa, de forma participativa e interativa, fortalecendo a integração de ensino, pesquisa e extensão, bem como as parcerias locais e nacionais”, afirma a professora Andrea Leão.

Comunicação/Ufopa, com informações da Profa. Andrea Rente Leão
08/08/2024

Participantes na Fazenda Experimental da Ufopa, 17/07/2024. Foto: Acervo do projeto.