Ultima atualização em 8 de Novembro de 2019 às 15:35
A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará também comemora os 10 anos da instituição com ações de saúde. Nesta quinta-feira, 7 de novembro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), realizou uma série de atividades reunindo servidores e estudantes da Ufopa.
Foram 145 atendimentos com verificação de pressão arterial, glicemia e IMC (índice de massa corpórea), e testagem para ISTs (HIV, sífilis e hepatites virais), com apoio do Centro de Testagem Anônima (CTA). Também houve grupos que participaram das atividades de pilates e ginástica funcional.
A programação ocorrida na Unidade Tapajós foi um momento significativo como uma das atividades do aniversário da Ufopa. Segundo a coordenadora da ação, a assistente social Marly Farias (DSQV), os atendimentos no Bosque da Unidade Tapajós, ao ar livre, potencializaram o ambiente saudável organizado pela equipe. “Nós estamos sempre desenvolvendo as ações de saúde, não só no aniversário da Ufopa, e entendemos que é importante os servidores e demais membros da comunidade acadêmica tirarem um tempinho para cuidarem da saúde”, disse.
Doação de sangue
Também fazendo parte da programação de aniversário dos 10 anos da Universidade, alunos, professores e técnicos foram motivados a participar de uma campanha de doação de sangue realizada nos dias 1º e 8 de novembro, na unidade Santarém da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Pará (Hemopa). A campanha foi realizada com o objetivo de estimular a comunidade acadêmica para a doação de sangue e também de medula óssea.
Na manhã desta sexta-feira, 8, um grupo de técnicos e estudantes esteve no Hemopa para a doação de sangue. Alguns também para se apresentar como doadores voluntários de medula. A coordenação da campanha considerou a adesão muito positiva, principalmente, porque novos doadores se apresentaram.
Marly Farias informou que os membros da comunidade acadêmica da Ufopa podem continuar procurando o Hemopa, mesmo depois da campanha, nesse período do aniversário. “Quem ainda não fez sua doação e quer contribuir pode se dirigir ao Hemopa para ajudar ao próximo. A gente sabe que é voluntário e que é de grande importância para toda a sociedade”, acrescentou.
O que é necessário para doar sangue?
Doador de medula óssea
Para fazer o cadastro de doador de medula óssea é preciso deixar uma mostra de 5 ml do sangue, ter idade entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde.
Comunicação/Ufopa
8/11/2019
Fotos: Albanira Coelho e Rosa Rodrigues