Ultima atualização em 11 de Novembro de 2019 às 16:09
Na ocasião festiva, a Ufopa também formalizou antiga parceria com a Associação Náutica Navegar.
Em comemoração aos seus 10 anos de criação, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) prestou homenagem aos ex-reitores José Seixas Lourenço (2009-2013) e Raimunda Nonata Monteiro (2013-2018). A homenagem foi realizada durante jantar comemorativo, por adesão, ocorrido no dia 6 de novembro de 2019 no Buffet Delícia, em Santarém (PA). Outro homenageado da noite foi Aldo Gomes Queiroz, docente com mais tempo de serviço na instituição.
Durante o evento, o reitor da Ufopa, Hugo Alex Carneiro Diniz, agradeceu o apoio de todos os servidores que contribuíram para a realização da programação especial de aniversário. Ele também assinou um acordo de cooperação com a Associação Náutica Navegar. A parceria tem por objetivo promover ações integradas voltadas ao esporte náutico, em conjunto com projetos de ensino, pesquisa e extensão da universidade. “Com esse termo de cooperação técnica vamos desenvolver técnicas de canoagem e de iniciação à canoagem para alunos e servidores da Ufopa”, afirma o canoísta Hiel Gesã Peres de Queiroz, que preside a associação.
Homenageados – “Aqui estou comemorando não apenas 10 anos, mas 33 anos, pois foi quando tomamos a decisão de interiorizar a Universidade Federal do Pará, em 1986. Naquela época, quando decidimos criar oito campi, incluindo um em Santarém, todos diziam que isso era uma loucura. Tivemos muitas resistências para interiorizar a universidade”, lembrou José Seixas Lourenço, durante seu discurso de agradecimento. Primeiro reitor da Ufopa (2009-2013), Seixas Lourenço também presidiu a Comissão de Implantação da Universidade. “Criamos aqui no coração da Amazônia uma universidade inovadora, com um modelo acadêmico absolutamente inovador”, afirmou o atual diretor-presidente da organização social Biotec-Amazônia.
“É muito bom estar aqui e ver que o que se comemora nesses dez anos realmente é um esforço conjunto de gerações, de concepções e de protagonismo, às vezes conflitando, mas principalmente se unindo em torno daquilo que é mais estratégico, que é esse projeto de ensino superior no interior no nosso estado”, afirmou Raimunda Nonata Monteiro, a primeira reitora eleita da Ufopa (2013-2018). Professora oriunda da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Raimunda Monteiro também participou da Comissão de Implantação da Ufopa (2007-2009) e foi vice-reitora da nova universidade de 2009 a 2012.
“Gostaria de compartilhar essa homenagem com todos que contribuíram comigo. Dediquei grande parte da minha vida acadêmica à administração”, agradeceu Aldo Gomes Queiroz, que também foi membro da Comissão de Implantação da Ufopa (2007-2009) e pró-reitor de Planejamento Institucional, no período de 2009 a 2013. Docente com mais tempo de serviço na instituição, tendo ingressado na Universidade Federal do Pará (UFPA) em agosto de 1979, Aldo Queiroz também exerceu a função de coordenador do Campus da UFPA em Santarém, no período de 1986 a 2002.
Ufopa - Instituída pela Lei nº 12.085, de 5 de novembro de 2009, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) é a primeira instituição pública de ensino superior implantada no interior da Amazônia. Sediada em Santarém (PA), a Ufopa está presente em outros municípios do Oeste do Pará, como Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná, onde se situam seus campi fora da sede. A Universidade possui atualmente 48 cursos de graduação, além de 18 cursos de pós-graduação.
Comunicação/Ufopa
8/11/2019