Ultima atualização em 7 de Novembro de 2019 às 11:47
Santarém, 5 de novembro de 2019. 15h30. A emoção toma conta do público presente no auditório da Unidade Tapajós. A cerimônia dos 10 anos da Ufopa vai começar. É hora de relembrar histórias, revisitar o passado, superar mágoas e ressentimentos. É hora de olhar para frente, de encarar novos desafios e construir o futuro.
Realizada na tarde do dia 5 de novembro de 2019, a cerimônia de aniversário dos 10 anos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) contou com a presença da comunidade acadêmica, ex-reitores, dirigentes de instituições públicas e de representantes das esferas municipal e estadual. O evento foi marcado por homenagens a servidores, prestadores de serviços e alunos da Ufopa e pelo lançamento do projeto da Cidade Universitária, em parceria com a Prefeitura de Santarém.
Instituída pela Lei nº 12.085, de 5 de novembro de 2009, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) é a primeira instituição pública de ensino superior implantada no interior da Amazônia. Sediada em Santarém (PA), a Ufopa está presente em outros municípios do Oeste do Pará, como Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná, onde se situam seus campi fora da sede. A Universidade possui mais de 40 cursos de graduação, além de 18 cursos de pós-graduação.
Outro destaque da solenidade foi a conferência ministrada pelo reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Marcel do Nascimento Botelho, que abordou o tema “Universidade na Amazônia: ações e perspectivas”.
Presidida pelo reitor da Ufopa, Hugo Alex Carneiro Diniz, a mesa de abertura contou com a participação da vice-reitora, Aldenize Ruela Xavier; dos ex-reitores da Ufopa, Raimunda Nonata Monteiro e José Seixas Lourenço, atual diretor-presidente da BioTec-Amazônia; do reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio de Abreu Monteiro; da diretora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Antonia Maria Ramos Franco Pereira; e da presidente da Comissão Organizadora dos 10 anos da Ufopa, Lenise Vargas Flores da Silva.
Também participaram da mesa: o Secretário Regional de Governo do estado do Pará, Henderson Pinto; o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar da Silva; e o vereador Dayan Serique, representando a Presidência da Câmara Municipal de Santarém. “É um enorme privilégio estar hoje aqui, como dirigente desta instituição, presidindo essa mesa histórica com a presença de personalidades que fizeram parte da história da Ufopa. Estamos profundamente honrados com a presença de vocês”, afirmou o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, durante a cerimônia. “Quero agradecer, especialmente, ao professor Seixas Lourenço e à professora Raimunda Monteiro pelas contribuições dadas a essa instituição, que hoje é o maior patrimônio público da região Oeste do Pará”.
“É uma imensa satisfação estar aqui hoje. Tive a honra de viver intensamente todos os momentos de concepção, estruturação e implantação da Ufopa, nos seus primeiros anos”, afirmou José Seixas Lourenço, que foi o primeiro reitor da instituição, exercendo o cargo como pro tempore de novembro de 2009 a dezembro de 2013. “Nesse momento histórico, quero agradecer a todo o quadro técnico pelo esforço e comprometimento para a construção desta universidade”.
“É muita a comemorar. Estamos em uma universidade tão jovem e tão poderosa, que soube se pautar pela sua missão institucional. Estou muito feliz em fazer parte desse projeto”, afirmou Raimunda Nonata Monteiro, primeira reitora eleita pela comunidade acadêmica, que dirigiu a Ufopa de dezembro de 2013 a abril de 2018. Além de ressaltar a qualidade dos cursos ofertados pela instituição, Raimunda Monteiro lembrou que a Ufopa resulta de dois processos ousados de expansão: da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), que mantinha um curso de Engenharia Florestal em Santarém; e da Universidade Federal do Pará (UFPA), que iniciou, na década de 1980, sob a gestão do então reitor professor Seixas Lourenço, seu processo de interiorização através da oferta de cursos de licenciatura em outros municípios do estado do Pará, incluindo Santarém.
Corte do Bolo - Durante a cerimônia, houve ainda a exibição do vídeo comemorativo dos 10 anos, produzido pela Coordenação de Comunicação da Ufopa; e a apresentação do Coral da Ufopa, regido pelo maestro João Carlos. Aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufopa, a cantora Priscila Castro cantou o Hino Nacional Brasileiro, acompanhada pelo violinista Marcos Tapajós.
Após a solenidade no auditório, o público se dirigiu ao estacionamento da Reitoria para o tradicional corte do bolo de aniversário.
Homenagens - A cerimônia dos 10 anos da Ufopa também contou com homenagens a servidores, colaboradores e alunos que marcaram a história da instituição. Confira a relação dos homenageados:
Comunicação/Ufopa
6/11/2019