Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 2 de Dezembro de 2024 às 17:23

Ufopa 15 anos: Alepa realiza Sessão Especial em Santarém


Cerimônia homenageou primeiros servidores nomeados da universidade e representação estudantil.

Resultado de uma proposição da deputada estadual Maria do Carmo (PT), foi realizada em Santarém na sexta-feira, 29 de novembro, às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Santarém, Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) em homenagem aos 15 anos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), completados em 5 de novembro de 2024. A Sessão Especial foi presidida pela deputada Maria do Carmo (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável da Alepa. Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, a proposição.

 

Mesa de autoridades na Sessão Especial da Alepa.
Foto: Maria Lúcia Morais (Ascom/Ufopa), 29/11/2024.

 

Além da reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, que dividiu a presidência da mesa com a deputada Maria do Carmo, estiveram na mesa de autoridades a vice-reitora Solange Ximenes, o vereador Biga Kalahare (PT), o deputado federal Aírton Faleiro (PT) e o vereador e vice-prefeito eleito de Santarém, Carlos Martins (PT).

Em suas falas, os presentes relembraram o contexto de criação da Ufopa e ressaltaram a importância da universidade para a educação superior na região Oeste do Pará. Para a deputada Maria do Carmo, que era prefeita de Santarém quando a Ufopa foi criada, em 2009, a universidade é “um dos maiores instrumentos de desenvolvimento econômico e social de Santarém e da região Oeste do Pará”.

“A nossa universidade não é uma universidade qualquer, ela tem um diferencial muito grande – que todos vocês que estão aqui tem ajudado a construir e fazê-la diferenciada apesar da história recente de apenas 15 anos”. Um dos diferenciais citados pela deputada foi a contribuição para o “desenvolvimento social, cultural e econômico da região Oeste do Pará”, afirmou, referindo-se à Ufopa e lembrando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que naquela época também era o presidente do Brasil. Ela lembrou que a Ufopa foi resultado de um movimento que “buscava descentralizar o ensino superior, expandindo-o para o interior do estado, historicamente excluído dos grandes centros acadêmicos”, afirmou, referindo-se à Ufopa.

 

Público presente entoa Hino Nacional. Foto: Maria Lúcia Morais (Ascom/Ufopa), 29/11/2024.

 

A reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, reconheceu em sua fala que “a universidade é feita por todos”, lembrou os sete municípios onde a Ufopa tem sede e os outros 15 em que atua e ressaltou os desafios de levar o ensino superior para o interior da região Oeste do Pará: “Nós temos um papel como servidores públicos, que é fundamental, que é contribuir para o desenvolvimento de uma região, e quando temos uma universidade que é a primeira no interior da Amazônia, nosso desafio é ainda maior”. E enfatizou: “Nós estamos mostrando nesses 15 anos de história que fazer investimento no interior da Amazônia faz toda a diferença, porque nós estamos consolidando pessoal, capacitando e promovendo a inserção do capital intelectual aqui na região amazônica, e com isso quem ganha é a sociedade. Esta sessão hoje é o resultado de uma descentralização do poder, e isso a universidade proporciona”.

Ao fazer uma síntese dos “feitos” da Ufopa nos últimos 15 anos, a vice-reitora Solange Ximenes agradeceu à deputada Maria do Carmo a “proposição”, “pois nela está implícito o valor que os deputados dão para a educação e o reconhecimento do papel de uma instituição do porte da Universidade Federal do Oeste do Pará”.

Durante a Sessão Especial foram homenageados as representações estudantis do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Diretório Acadêmico Indígena (DAIN), Coletivo Estudantil Quilombola (CEQ) e Coletivo dos Estudantes com Deficiência; os docentes com mais tempo de serviço: Manoel Roberval Pimentel, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e Rodrigo Ferreira Fadini, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef); e os servidores técnico-administrativos Júlio César da Assunção Pedrosa, da Assessoria de Comunicação (Ascom), e Pétia Arruda, da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni), que receberam da Alepa um diploma de reconhecimento pelos serviços prestados ao estado do Pará ao longo desses 15 anos.

Os presentes também assistiram a dois vídeos institucionais que mostraram, além da infraestrutura, projetos que vêm sendo desenvolvidos pela universidade com impacto na sociedade e ambiente.

Ascom Ufopa
02/12/2024

Homenageados da sessão solene. Foto: Maria Lúcia Morais (Ascom/Ufopa), 29/11/2024.

Cerimônia homenageou primeiros servidores nomeados da universidade e representação estudantil.

Notícia em destaque