Ultima atualização em 27 de Setembro de 2024 às 13:03

Ufopa 15 anos: empresas juniores ganham espaço para atividades compartilhadas

Conexão Júnior III reuniu representantes da sede e dos campi

Com o tema “Ufopa empreendedora: contribuições, impactos e desafios”, foi realizado nesta sexta-feira, 27, o Conexão Júnior III – Encontro das Empresas Juniores da Ufopa, no auditório do Núcleo Tecnológico de Laboratórios (NTB), reunindo representantes das empresas juniores da região Oeste.

Como parte da programação do evento e em comemoração aos 15 anos da Ufopa, foi entregue aos representantes das empresas o espaço de coworking, localizado na entrada da Unidade Tapajós. O espaço, adaptado para receber as 11 empresas juniores em atividade, possui 12 baias, está equipado com divisórias que permitem a troca de informações entre os ocupantes, espaço para conexão de computadores e notebooks e espaço adequado para reuniões.

A vice-reitora da Ufopa, Solange Ximenes, participou da breve cerimônia de corte da fita de inauguração, em que também estiveram presentes a pró-reitora da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), a diretora de Extensão, Celiane Costa, e outros integrantes da gestão superior da Ufopa, além de discentes membros das empresas juniores da sede e dos campi regionais.

A vice-reitora classificou o momento como “histórico” com a entrega “desse espaço”. Destacou a ação para “além do espaço físico”: “É uma entrega que reverbera depois, no processo formativo de cada um de vocês, e isso nos alegra muito”. E acrescentou: “Nós estamos comprometidos com essa causa porque isso é formação, vai garantir que vocês saiam cada vez mais preparados para os desafios do mundo do trabalho”.

“O evento tem por objetivo reunir as empresas juniores da Ufopa para fortalecer o empreendedorismo e abordar as principais realizações e experiências das empresas, a fim de destacar as contribuições das empresas para a formação acadêmica e profissional e para a inovação na região”, afirmou Ediene Pena (Procce). Ela destacou também o papel das empresas dentro da universidade: “Elas precisam estar conectadas, elas precisam saber a quem se reportar, como fazer, e precisam entender que há também outras empresas com as quais elas devem dialogar, não só dentro da universidade, mas no espaço fora, com as outras universidades que nós temos aqui em Santarém e com os institutos, com as empresas juniores do Pará e do Brasil”.

Girlian Sousa, representante da empresa Prospecta Júnior, do curso de Geofísica, que atua desde 2011 nos setores de geoelétrica e eletromagnética, afirmou que, além de ajudar no processo de aprendizagem, a Prospecta facilita a construção de conexões com o mercado de trabalho. “Estabelecemos networking por meio do contato com outras empresas. “Nós não trabalhamos só aqui dentro da universidade, mas pelo Brasil todo, temos trabalho em outros estados. Adquirimos experiência. Isso agrega para o nosso aprendizado, por isso a gente agradece muito por esses, pois poderemos ter muito mais visibilidade dentro da própria universidade”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/5f0effe3da6853c1684b9f2650894c8d.jpg
Representantes das empresas juniores da sede e dos campi.
Foto: Vanessa Escher, 27/09/2024.

Rafael Duarte, do curso de Agronomia do Campus Juruti, atua na CAAM JR – Consultoria Agrícola da Amazônia e explicou o funcionamento da empresa: “Além de atuar em toda a parte agrícola em Juruti, nós atuamos também na parte de eventos, promovemos palestras, cursos de desenvolvimento de carreiras, fazemos promoção de feiras e eventos de extensão de agronomia e também serviços ligados a todas as áreas da Agronomia, como inventário florestal, recuperação de nascentes, análises de solo. Temos uma gama muito dentro do município”. Ele ressaltou também a importância da criação do espaço para ampliar o conhecimento dos alunos acerca das empresas juniores.

Estiveram presentes no Conexão Júnior III – Encontro das Empresas Juniores da Ufopa, além de representantes dos campi regionais e da sede, integrantes da Ejem empresa júnior do curso de Engenharia Civil do IFPA Campus Santarém.

Estas são as empresas juniores da Ufopa em atividade em Santarém e nos campi regionais: Consflor Jr (engenharia florestal/Ibef); E-Uaná (Iced); Esam Jr (ICTA), Chronos Jr (IEG), Prospecta Jr (IEG), Petrus Jr (IEG), Gespnort Jr (ICS), CBSI Júnior (Oriximiná), CAAM JR (Juruti), Amazonita JR (Juruti), Empresa Júnior Eng. Lab (Itaituba).

#Ufopa15 anos – A força dos saberes da Amazônia.

27/09/2024

Corte da fita na entrega de espaço para empresas juniores. Foto: Vanessa Escher, 27/09/2024.

Conexão Júnior III reuniu representantes da sede e dos campi