Ultima atualização em 13 de Novembro de 2024 às 12:41
Uma “conquista histórica”, definiu a reitora da Ufopa
Desde 2015, professores e alunos do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) aguardavam a infraestrutura formada por curral, granja leiteira, alojamentos e microssistemas de água inaugurados nesta terça-feira, 12 de novembro, nas dependências da Fazenda Experimental, localizada na altura do km 37 da Rodovia Curuá-Una, em Santarém.
Os novos setores zootécnicos são compostos pela granja leiteira, que servirá às atividades de Bovinocultura, e o curral, que será utilizado pelos setores de Bubalinocultura, Bovinocultura de Corte e Equinocultura. Também foram inaugurados dois microssistemas de abastecimento de água para atender às estruturas, além de um pequeno alojamento.
O professor Dr. Ronaldo Francisco de Lima comemorou a construção dos novos espaços. “Esses novos espaços são pleiteados desde 2015, e vão ser uma forma de consolidar o curso de Zootecnia, além de beneficiar a pesquisa para o curso recém-criado de pós-graduação em Ciência Animal. Nossos alunos de mestrado vão poder fazer suas pesquisas aqui, além de ações de extensão”, completou.
A reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, definiu a inauguração como “uma grande conquista para a universidade”: “Hoje a Fazenda Experimental da Ufopa tem atuação e possibilidade de articulação com todos os institutos da nossa universidade. São laboratórios a céu aberto para plantações, viveiros, para uma farmácia viva, para termos projetos de mapeamento geológico. Além do que estamos inaugurando hoje, para pesquisas com gado, derivados e vários outros projetos que o curso de Zootecnia com certeza vai começar a implementar, ainda mais, a partir de agora”. E completou: “Esta é uma demanda histórica, pois é uma necessidade do projeto pedagógico do curso devido às diretrizes curriculares, e vai contribuir para a formação de nossos estudantes”.
O diretor do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Tiago Vieira, falou sobre a importância da Fazenda Experimental como instrumento didático pedagógico da universidade: “É muito importante para a formação de nossos estudantes porque contribui como espaço para a criação de pesquisas e atividades de extensão, pois é um espaço onde os alunos vão fazer experimentos, atividades de extensão; é um espaço também para a gente receber a comunidade que vai chegar para fazer essa troca de experiências, com a universidade, de todo o conhecimento que é produzido aqui na universidade, e que a comunidade detém também”.
Andria Leão, estudante do último semestre do curso de Zootecnica, torce pelos colegas que poderão se beneficiar dos novos espaços: “Com certeza vai contribuir muito com o conhecimento dos alunos, tanto de Zootecnia como de outros cursos também. Vai ajudar a ter uma prática melhor”.
A Fazenda Experimental da Ufopa – Com aproximadamente 660 hectares, a Fazenda Experimental completa 11 anos em 2024. É uma subunidade acadêmica do Ibef, porém recebe atividades de ensino, pesquisa e extensão dos diversos institutos da universidade. É na fazenda que está localizado o Laboratório de Clima do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), em parceria com o Serviço Geológico do Brasil, e outros. Servidores da Ufopa que atuam na fazenda presentearam a reitora e a vice-reitora com uma cesta de produtos produzidos na Fazenda, entre eles pitaias da plantação experimental mantida na entrada da Fazenda.
Presenças: Além da reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, e da vice-reitora Solange Ximenes, estiveram presentes à inauguração a coordenadora do curso de Zootecnia, Profa. Dra. Aline Pacheco; o Prof. Dr. Ronaldo Francisco de Lima; o superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Vítor Viana; o diretor do Ibef, Tiago Vieira; professores e alunos dos diversos cursos do Ibef.
Ascom/Ufopa
13/11/2024