Ultima atualização em 20 de Setembro de 2024 às 17:09

Ufopa 15 anos: Unidade Tapajós ganha vias acessíveis

Entrega da primeira etapa da obra foi nesta sexta-feira, 20

“Esta obra é referência pela eficiência na execução das emendas parlamentares que temos recebido”, afirmou a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, ao entregar a primeira etapa das obras de recuperação e pavimentação de vias e urbanização da Unidade Tapajós, Campus Santarém, na manhã desta sexta-feira, 20 de setembro. A obra foi iniciada em janeiro deste ano.

O projeto tem três etapas e prevê recuperação e pavimentação de vias, urbanização, sinalização das edificações e criação de rotas acessíveis na Unidade Tapajós visando a atender aos critérios de acessibilidade do Plano Diretor da Ufopa em Santarém. A assinatura da ordem de serviço do contrato nº 27/2023 ocorreu em janeiro de 2024.

“Esta entrega tem um marco, pois iniciam-se hoje as comemorações dos 15 anos da Ufopa. Divulgaremos a programação, que seguirá até dezembro, de atividades dos 15 anos, com inauguração do Núcleo de Salas de Aula, do Campus Monte Alegre, com atividades festivas, com jogos, a corrida; enfim, é uma programação bem vasta teremos com vários servidores. Esta é uma vitória, e cada pequena vitória tem que ser comemorada”, reafirmou Xavier.

O coordenador do Núcleo de Acessibilidade, Ivanilson Ribeiro Cardoso, reiterou o que disse durante a assinatura da obra de serviço, em janeiro: “Quando uma obra vai além da questão arquitetônica, ela é bela. A obra tem que atingir também a vida em si, o direito em si, a cidadania, aí sim ela se torna bela”, afirmou, referindo-se aos relatos de que a obra está “muito bonita”.

“Isso aqui já é um passo muito importante no caminho certo”, afirmou Maria Eduarda de Mendonça Lopes, discente da Ufopa e coordenadora do Coletivo de Estudantes com Deficiência 'Rodrigo Pantoja', uma das convidadas para o evento.

O superintendente de Infraestrutura (Sinfra) da Ufopa, Vítor Viana, explicou a etapa que está sendo entregue: “Esta etapa, que está sendo inaugurada hoje, é a primeira de um projeto que a gente fez no ano passado, no valor de 2,5 milhões de reais. A segunda etapa já está sendo iniciada hoje”. Ele ressaltou também outros detalhes da obra: “Além da pavimentação, foram construídas calçadas acessíveis, toda a parte de urbanização; a obra inclui também a drenagem”.

Viana anunciou também que outro projeto tratará da acessibilidade na área do Restaurante Universitário (RU), Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB) e Núcleo Tecnológico de Laboratório (NTL) até a entrada da Unidade Tapajós.

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/2eb314aace9edbfe8c930fb8779701ba_0D5sgT7.jpeg
Foto: Maria Lúcia Morais.

A primeira etapa, entregue hoje, inclui a revitalização do bosque com plantio de mudas em frente ao Bloco Modular Tapajós (BMT) 2. “Foram revitalizados os bancos e as mesas, que são adequadas a ambientes abertos e estão equipadas com tomadas, dando a possibilidade de conexão ao ar livre; há também palcos equipados com tomadas para fomentar a realização de eventos ao ar livre”, concluiu Viana.

Estiveram presentes, além da reitora Aldenize Xavier e do superintendente Vítor Viana: o representante da empresa Norte Serviços de Engenharia, Orivaldo Batista; o coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufopa, Ivanilson Cardoso; e a coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Liliane Xingu.

20/09/2024

Matéria relacionada:

Entrega da primeira etapa de pavimentação na Unidade Tapajós, 20/09/2024. Foto: Maria Lúcia Morais (Comunicação/Ufopa).

Entrega da primeira etapa da obra foi nesta sexta-feira, 20