Ultima atualização em 15 de Julho de 2024 às 10:53

Ufopa adere a movimento Juntos para Cuidar

Primeira ação com participação da Ufopa será de 15 a 18 de julho na comunidade Ponta de Pedras, Santarém.

A Ufopa, por meio do projeto Geodiversidade Amazônica em Arte, vinculado ao curso de Geologia do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), aderiu à proposta do movimento Juntos para Cuidar. A ação faz parte do Festival Internacional Genfest 2024, com iniciativa do Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA), da Associação de Moradores Nossa Senhoras das Graças e do Movimento dos Focolares.

Após a adesão da Ufopa, a primeira iniciativa é uma série de atividades na comunidade de Ponta de Pedras, em Santarém, no período de 15 a 18 de julho de 2024. O objetivo é estimular à produção artística, promover a educação ambiental e a geoconservação, além de contribuir para o fortalecimento dos laços sociais numa perspectiva fraterna na comunidade de Ponta de Pedras.

O “Juntos para Cuidar” prevê, por meio de instrumentos das aprendizagens socioeducativas, a realização de concursos de artes, excursões geoturísticas, mutirão "Juntos para cuidar da saúde física e mental” – com atendimento médico e orientações sobre saúde mental –, momentos de reflexão, visitas domiciliares e programas artístico-culturais.

O público-alvo são jovens do distrito de Ponta de Pedras (Santarém), Óbidos e Juruti.

Festival Genfest – Após essa imersão e voluntariado em Ponta de Pedras, 18 jovens de Santarém, Óbidos, Juruti e Prainha seguem para o participar do Festival Genfest, para representar a região Oeste do Pará e adquirir novas perspectivas, compartilhar vivências culturais e sociais com jovens de todo o mundo e fortalecer seu potencial como agentes de mudança em suas respectivas comunidades.

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/12bd92ba4be7304acb8b381599ec6493.jpg

10/07/2024