Ultima atualização em 16 de Maio de 2020 às 22:51
A instituição tem professores voluntários no projeto, responsáveis por receber, organizar e distribuir os produtos.
A Ufopa participa de forma voluntária do projeto Hígia, que reúne parceiros em várias partes do Brasil. A finalidade do Hígia é auxiliar no combate e controle da Covid-19, através do uso de manufatura aditiva na confecção de protetores faciais, que são doados a profissionais de saúde e frentes de atendimento em hospitais de todo o Brasil.
Representando a Universidade, participam os professores Gabriel Iketani (Iced) e Roberto Branco (IEG). Em Santarém, eles fazem a recepção dos produtos, organizam e viabilizam a distribuição. Nesta sexta-feira, 15, foram enviadas 1.440 máscaras de proteção tipo "faceshield".
De acordo com o professor Gabriel Iketani, as máscaras estão sendo destinadas à Secretaria Municipal de Saúde (200) e ao Hospital de Campanha (170), em Santarém, e ao Hospital Regional do Baixo Amazonas (400). Também estão sendo enviadas máscaras à Secretaria Municipal de Saúde de Mojuí dos Campos (50); Hospital Municipal de Itaituba (250); Centro de Saúde Dr. Almir Gabriel, em Curuá (100); Secretaria Municipal de Saúde de Alenquer (100); Unidade de Pronto Atendimento Dr. José Benito Priante, em Óbidos (40); Secretaria Municipal de Saúde de Faro (30); e Unidade Mista de Saúde Wilson Ribeiro, de Prainha (100).
Algumas entregas foram feitas na tarde desta sexta-feira, 15, e as que ficaram pendentes devem ser realizadas a partir de segunda-feira, 18.
Assim que chegam a Santarém, os produtos são levados para o Laboratório de Educação e Evolução Prof. Horacio Schneider, na Unidade Rondon da Ufopa, de onde passam a ser distribuídos. Para receber as doações, é necessário que a instituição interessada faça um cadastro no site do projeto Hígia (para acesso, clique AQUI).
Comunicação/Ufopa
15/5/2020