Ultima atualização em 19 de Junho de 2018 às 09:35

Ufopa apoia luta de indígenas e quilombolas contra cortes no Programa Bolsa Permanência do MEC

Alunos realizam ato em apoio à mobilização nacional contra a redução no número de bolsas anunciado pelo MEC e são recebidos pela vice-reitora. Reitor da Ufopa participa nesta quinta-feira, 21, de reunião em Brasília para tratar do tema.

Na segunda-feira, 18, a vice-reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, recebeu no prédio da Reitoria um grupo de discentes indígenas e quilombolas que realizaram ato no âmbito da mobilização nacional contra os cortes do Ministério da Educação ao Programa Bolsa Permanência, destinado ao auxílio financeiro de estudantes de instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“Em uma conversa tranquila e franca dialogamos com os nossos alunos sobre a questão, pois a Ufopa apoia o movimento em defesa das bolsas”, explica a vice-reitora, que considera o corte no número de bolsas um problema grave e aponta as medidas tomadas pela Administração Superior para enfrentar a situação, como a criação de uma bolsa emergencial para os acadêmicos indígenas que ingressaram este ano e não estavam sendo atendidos pela bolsa do MEC. “A Universidade se antecipou e criou um auxílio emergencial para esses alunos. Em pouco tempo de gestão temos tratado esta demanda como prioridade”, afirma.

Diálogo permanente - Um novo encontro com as lideranças indígenas e quilombolas foi marcado para próxima segunda-feira, 25, para tratar deste tema e apresentar, com detalhes, o programa de acompanhamento acadêmico destinado a apoiar os discentes que apresentam dificuldades para integralizar seus cursos de graduação. “Alunos que tiveram bolsa cancelada por exceder o tempo mínimo de integralização do curso serão reincluídos e participarão de um programa de correção de fluxo, que visa auxiliar os acadêmicos que precisam concluir sua graduação e estão com disciplinas em atraso”, revela Aldenize Xavier.

O reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, encontra-se esta semana em Brasília, onde participa na quinta-feira, 21, de uma reunião na Coordenação-Geral de Relações Estudantis para discutir a garantia das ações de acesso às Políticas de Ações Afirmativas na Ufopa. A convite do reitor, também participarão do encontro uma discente indígena e uma discente quilombola. Na oportunidade, o reitor também apresentará aos representantes do MEC o programa de acompanhamento acadêmico dos discentes indígenas.

Agenda em Brasília - Na manhã de ontem, 18, Hugo Diniz se reuniu com o diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES), Mauro Luiz Rabelo, para apresentar o Plano Emergencial de Infraestrutura da Universidade, que prevê, ainda em 2018, a licitação para a construção de prédios para os campi fora da sede e a desocupação de prédios alugados pela instituição.

19/6/2018

Reunião dos discentes na Reitoria da Ufopa. Foto: Karo Munduruku.