Ultima atualização em 3 de Setembro de 2024 às 08:42

Ufopa apresenta boas práticas de gestão orçamentária e multicampi em Brasília

Evento do MEC reuniu gestores das 69 universidades federais do País.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi destaque no Seminário de Gestão de Pessoas, Administração e Planejamento das Instituições Federais de Ensino Superior, realizado no período de 28 a 30 de agosto, em Brasília (DF). Promovido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Superior, o evento discutiu o fortalecimento das universidades, além de apresentar boas práticas desenvolvidas por elas. Durante o seminário, gestores da Ufopa apresentaram exemplos de práticas bem sucedidas nas áreas de Gestão Orçamentária e de Modelos de Gestão Multicampi.

A programação contou com mesas de discussão e apresentação de projetos de boas práticas sobre temas como Programa de Gestão e Desempenho (PGD); dimensionamento de pessoal e distribuição de vagas para docentes e técnicos; perspectivas para desenvolvimento e inovação da carreira de docentes e técnicos da administração pública federal; gestão de custos e orçamentária interna; além de modelos de gestão multicampi que repercutam positivamente na gestão dessas instituições.

Na seção sobre Gestão Orçamentária, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) da Ufopa, Cauan Araújo, mostrou o Painel Orçamentário, instrumento de transparência desenvolvido pela Diretoria de Planejamento Orçamentário (DPO) da Proplan, com o objetivo de disponibilizar, à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, tabelas e gráficos com os percentuais de execução do orçamento. Os dados são extraídos automaticamente do Tesouro Gerencial do Governo Federal e, depois, são organizados e disponibilizados no painel.

Participação do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufopa, Cauan Ferreira Araújo.

A reitora da Ufopa esteve presente no seminário e fez a mediação da mesa sobre Modelos de Gestão Multicampi. Ela agradeceu a oportunidade de discutir a multicampia, destacando o ineditismo e a importância do tema em um evento dessa envergadura. “Geralmente, esse tema vai ficando para segundo plano, dentro das próprias instituições, por isso é muito importante a visão do gestor da relevância de uma universidade multicampi”, destacou.

Segundo a reitora, os gestores precisam fazer com que suas instituições cheguem mais distante, “porque isso impacta, é desenvolvimento social, sem dúvida nenhuma, é levar justiça para pessoas que estão em locais descentralizados, longe dos grandes centros, que merecem essa oportunidade”.

“Muitos alunos não fariam o ensino superior se não fosse esse campus nessa realidade, e o olhar do gestor é muito importante. Por isso, vocês precisam ir aos campi das universidades de vocês. É muito difícil fazer essa jornada, mas é transformador ir lá, ver a realidade local e o impacto do que é um campus em um município pequeno, médio, para o desenvolvimento daquela região”.

02/07/2024

Reitora Aldenize Xavier mediou mesa sobre Gestão Multicampi no Seminário de Gestão de Pessoas, Administração e Planejamento do MEC.

Evento do MEC reuniu gestores das 69 universidades federais do País.