Ultima atualização em 28 de Agosto de 2024 às 16:04

Ufopa apresenta boas práticas sobre gestão e planejamento em evento do MEC

Universidade será destaque nas áreas de Gestão Orçamentária e de Modelos de Gestão Multicampi.

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu), promoverá de 28 a 30 de agosto, em Brasília (DF), seminário sobre gestão de pessoas, administração e planejamento das instituições federais de ensino superior. O objetivo é discutir o fortalecimento das universidades, além de apresentar boas práticas desenvolvidas por elas. O evento contará com a presença de gestores das 69 universidades federais do País.

Na programação, haverá mesas de discussão e apresentação de projetos de boas práticas sobre temas como o Programa de Gestão e Desempenho (PGD); dimensionamento de pessoal e distribuição de vagas para docentes e técnicos; perspectivas para desenvolvimento e inovação da carreira de docentes e técnicos da administração pública federal; gestão de custos e orçamentária interna; além de modelos de gestão multicampi que repercutam positivamente na gestão dessas instituições. A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) participa do evento apresentando boas práticas nas áreas de Gestão Orçamentária e de Modelos de Gestão Multicampi.

Na área de Gestão Orçamentária, a Ufopa apresentará como boa prática o Painel Orçamentário, instrumento de transparência desenvolvido pela Diretoria de Planejamento Orçamentário (DPO) da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), com o objetivo de disponibilizar, à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, tabelas e gráficos com os percentuais de execução do orçamento. Os dados são extraídos automaticamente do Tesouro Gerencial do Governo Federal e, depois, são organizados e disponibilizados no painel.

O Painel Orçamentário será apresentado na manhã da sexta-feira, 30, pela reitora Aldenize Ruela Xavier. À tarde, a reitora da Ufopa fará a mediação da mesa sobre Modelos de Gestão Multicampi. O debate também contará com a participação do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufopa, Cauan Ferreira Araújo, que fará a apresentação do programa Pró-Disciplinas.

28/08/2024