Ultima atualização em 12 de Maio de 2023 às 17:43

Ufopa apresenta projetos do Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Com o objetivo de divulgar à comunidade acadêmica e ao público externo ações e projetos realizados no âmbito do Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (PEEX), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promoveu nos dias 11 e 12 de maio de 2023, em Santarém (PA), o I Seminário Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão (I SIPEEX), com o tema “PEEX: Modelo de integração acadêmica e social na Amazônia”.

Com uma dinâmica inovadora, o I SIPEEX contou com apresentações curtas, de no máximo 15 minutos, dos coordenadores de projetos, com exposição simultânea de produtos resultantes das atividades desenvolvidas nos dois editais do PEEX dos anos de 2019 (25 projetos) e 2021 (21 projetos), totalizando 46 projetos aprovados e executados. O evento, que teve por objetivo promover o intercâmbio científico e cultural e o fortalecimento nas relações entre as comunidades acadêmica e externa, também contou com a apresentação de 190 trabalhos, em formato de pôster, de alunos da graduação e do ensino médio, na Unidade Tapajós.

“Estamos apresentando os projetos de dois editais, e esse evento serve justamente para avaliarmos como foi a execução, apesar da pandemia de Covid-19, o que dificultou muito as ações, em especial as de extensão, por conta da suspensão das atividades presenciais. Mas, ainda assim, os professores buscaram adaptar os projetos e hoje estamos avaliando o resultado desses dois editais para podermos deliberar pelo lançamento de um novo edital, e podermos apresentar ao Ministério da Educação (MEC) essa proposta consolidada em busca de mais recursos”, explica a reitora Aldenize Xavier.

Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufopa, o Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (PEEX) tem por objetivo efetivar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à produção e à socialização de conhecimentos e contribuindo efetivamente para a cidadania, a inovação e o desenvolvimento na Amazônia. Gerenciado pelo Comitê Gestor de Programas Institucionais, o Programa visa ainda à concessão de auxílio financeiro para execução de projetos integrados, concedidos ao coordenador do projeto; e auxílio para discentes de pós-graduação e bolsas para discentes de graduação e de ensino médio para o desenvolvimento das propostas aprovadas em edital.

Exposição na ACES de produtos desenvolvidos pelos projetos do PEEX. Fotos: Comunicação/Ufopa.

Abertura – Realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces Tapajós), a abertura do I SIPEEX contou com a participação da reitora da Ufopa, Aldenize Xavier; do secretário municipal de Planejamento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia de Santarém, Ronan Liberal Júnior; e do representante da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES Tapajós) e presidente do Conselho Comunitário da Ufopa, Roberto Branco. O evento teve como mestre de cerimônia a vice-reitora Solange Ximenes. Na cerimônia de aberta também foi realizada a entrega da Pirâmide Acadêmica do PEEX aos representantes das unidades acadêmicas e campi universitários participantes dos editais de 2019 e 2021. Confeccionada em madeira e acrílico, a Pirâmide Acadêmica do PEEX é dividida em três partes, simbolizando a tríade ensino, pesquisa e extensão.

Entrega da Pirâmide Acadêmica do PEEX. Foto: Comunicação/Ufopa.

Na parte acadêmica do evento, foram apresentados 13 projetos inseridos no PEEX: "Empreendedorismo e inovação como estratégia educacional para formação integral: do ensino básico à pesquisa" (Kariane Mendes Nunes); "Wai Wai Tapota: tradução, conhecimento e interculturalidade" (Camila Pereira Jácome); "Saúde e território: experiências integrativas em quilombos do Pará" (Luciana Gonçalves de Carvalho); "Preservação, pesquisa e ensino com documentos históricos de Santarém" (Isabel Tereza Augusto); projeto integrado "Baobá: acesso e acompanhamento de estudantes quilombolas da Ufopa" (Luiz Fernando de França); "Informação para ação em comunidades tradicionais da Amazônia" (Judith Costa Vieira); "Reciclagem de fósforo oriundo de efluentes de agroindustrial aplicados em solos agrícolas da Amazônia" (Rose Caldas de Souza Meira); "Transformação dos resíduos líquidos provenientes de casas de farinha em biomassa algal através de biorreatores: sustentabilidade na produção de biocombustíveis" (Israel Nunes Henrique); "Impactos socioambientais da mudança climática em comunidades na região do Oeste do Pará" (Sara Batalha); "Efeitos dos pesticidas em animais e plantas: integrando comportamento animal, ecotoxicidade, crescimento" (Advânio Inácio Siqueira Silva); "Produtos florestais madeireiros: prospecção de durabilidade e de produtos engenheirados" (Victor Hugo Pereira Moutinho); "Biofortificação agronômica de cebolinha e coentro com zinco como proposta para indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão" (Túlio Silva Lara); e "Produção de ração alternativa para peixes: base ao ensino, pesquisa e incentivo a piscicultura região" (Michelle Midori Sena Fugimura).

Apresentações do primeiro dia do SIPEEX. Fotos: Comunicação/Ufopa.

PEEX Talk – Na sexta-feira, 12 de maio, o I SIPEEX prossegue no auditório da Unidade Tapajós, com o “PEEX Talk”, uma série de conferências rápidas, de no máximo 15 minutos, realizadas pelos coordenadores dos projetos convidados, destinadas à disseminação dos produtos entregues e sua contribuição para a sociedade, além de apresentações presenciais nos campi de Juruti, Monte Alegre e Oriximiná.

Mais informações no site do evento: http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/sipeex2023/principal/.

12/05/2023