Ultima atualização em 25 de Janeiro de 2024 às 17:04
Inauguração da estátua do músico e execução do hino 'Tributo à Ufopa’ marcaram a programação de aniversário
“Tu vieste para abrir novos horizontes. Um projeto de grande valor social, trazendo para o bem de sua gente a melhor formação profissional. (...) Salve! Salve! Salve! ó Ufopa!" A estrofes são do hino "Tributo à Ufopa”, interpretado pelo barítono Júlio César Antunes, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Maestro Wilson Fonseca, regida pela maestrina Lua de Andrade, durante a comemoração dos 14 anos da Ufopa, ocorrida nesta sexta-feira, 10 de novembro de 2023, no espaço Madeirão da Unidade Tapajós, na sede em Santarém.
Sobre os 14 anos da universidade, a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, afirmou ser este o maior investimento público da região Oeste do Pará: “Estamos aí em sete municípios, já formamos mais de 5 mil alunos, muitos projetos em ação, e aquela sensação de que temos muito mais a fazer, fazer pela saúde da nossa região, pela cultura da nossa região, pela valorização da história, pelo nosso povo. É um momento de comemoração e também de planejar o que nós vamos fazer para o futuro da nossa região”.
Xavier ressaltou as entregas feitas durante a comemoração: “Hoje vamos fazer três entregas importantes, em especial valorizando cultura e esporte para os nossos estudantes e servidores. A estátua de Sebastião Tapajós está linda, valorizando um ponto estratégico do município, que a orla do rio Tapajós. Ficou um trabalho muito bonito”.
A mesa oficial foi composta por autoridades municipais e federais: os deputados federais Airton Faleiro (PT/PA) e Antônio Doido (MDB/PA) foram os responsáveis por destinar recursos para a aquisição de dois veículos (um ônibus e uma van), que foram entregues à comunidade acadêmica durante a cerimônia de aniversário. Antônio Doido parabenizou a reitora pela forma como vem gerindo a universidade, ressaltou a rapidez com que o valor destinado por meio de emenda parlamentar foi aplicado. “Esse valor foi pago há apenas três meses e já estamos vendo aqui o resultado”, afirmou durante seu pronunciamento, no qual se comprometeu a destinar, anualmente, R$ 400 mil reais para a universidade.
Faleiro relembrou os reitores que vieram antes na Gestão Superior da Ufopa, ressaltando o seu papel na construção da universidade, e se comprometeu a continuar destinando 1 milhão de reais, todo ano, para a Ufopa.
Também compuseram a mesa solene o vereador Erlon Rocha (MDB); o secretário de Cultura de Santarém, Adson Tertulino; Silvio Almeida Ferreira, representante do Sindicato dos Técnicos; Jackson Rêgo, representante do Sindicato dos Docentes da Ufopa (Sindufopa); o superintendente de Infraestrutura (Sinfra) da Ufopa, Vitor Viana; o presidente do Conselho Comunitário da Ufopa, empresário Roberto Branco; a representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Daira da Silva Lima; o artista plástico Renato Sussuarana, um dos criadores da estátua do músico Sebastião Tapajós, homenageado durante a solenidade.
A estátua – O músico Sebastião Tapajós, falecido em outubro de 2021 – e que, em vida, recebeu título de Doutor Honoris Causa da Ufopa –, ganhou uma estátua de ferro e cimento coberta com tinta cor de pó de ouro, confeccionada pelos artistas plásticos Renato Sussuarana, Maelson Rocha e Helton campos. A estátua foi instalada na área externa do Madeirão, de frente para o rio Tapajós, representando o músico e seu inseparável violão. “Algumas pessoas vão dizer: está muito parecido; outras vão dizer: não parece nada. O importante não é a perfeição, pois fica difícil conseguir a perfeição, mas o importante é a semelhança”, afirmou Renato Sussuarana, amigo de infância do músico.
O Hino – Outro momento marcante da programação do aniversário foi a execução do hino "Tributo à Ufopa". Os autores são membros vitalícios da Academia de Letras e Artes de Santarém: Renato Aurélio Carvalho Sussuarana, poeta ocupante da cadeira nº 3, cujo patrono é Antônio Batista Belo de Carvalho, seu avô; e Vicente José Malheiros da Fonseca, compositor que ocupa a cadeira nº 39, que tem como patrono Wilmar Dias da Fonseca, seu tio.
A primeira execução pública do Hino ocorreu durante a cerimônia de outorga de grau da turma 2018 de Direito da Ufopa, no Auditório Tapajós, no dia 18 de outubro de 2023, com a presença dos autores da obra musical. Na ocasião, o intérprete também foi o barítono Júlio César Antunes, acompanhado da Orquestra "Maestro Wilson Fonseca", sob a regência de Edson Araújo Corrêa.
A Ufopa – A Universidade Federal do Oeste do Pará completou 14 anos no dia 5 de novembro de 2023. Foi criada pela Lei nº 12.085/2009, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De lá para cá, já formou cerca de seis mil alunos de graduação e quase mil alunos de pós-graduação em seus 16 programas de mestrado e doutorado. Oferta anualmente 44 cursos de graduação, na sede e nos seus seis campi espalhados pela região Oeste do Pará. O acesso à Ufopa se dá exclusivamente por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de três processos seletivos regulares, além de outros por meio de parcerias institucionais com o governo federal e o estadual. Atualmente são 8 mil alunos regularmente matriculados, 611 técnicos administrativos e 488 docentes distribuídos nos seis campi fora de sede localizados nos municípios de Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Itaituba e Monte Alegre. A Ufopa também oferta cursos de graduação em Mojuí dos Campos, Rurópolis, Uruará, Trairão e Novo Progresso por meio do Programa Forma Pará, em parceria com o Governo do Estado do Pará.
Matérias relacionadas:
Ufopa realiza audiência pública em Santarém para debater PDI
Ufopa comemora 14 anos com programação especial de aniversário na sede e nos campi
Lenne Santos – Comunicação/Ufopa
Fotos: Vanessa Escher – Comunicação/Ufopa
10/11/2023