Ultima atualização em 23 de Julho de 2018 às 10:31

Ufopa e Faculdade Mandic formam rede de ajuda humanitária

Por meio de acordo de cooperação assinado na noite deste domingo, 22, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Faculdade de Medicina e Odontologia São Leopoldo Mandic, com sede em Campinas (SP), formaram uma rede de atendimento humanitário a ribeirinhos que vivem nas margens do rio Tapajós. A Ufopa está cedendo as instalações do Barco Abaré II para a execução do projeto “Barco da Saúde”, idealizado e executado por alunos das faculdades de Medicina e Odontologia, com o apoio da prefeitura de Santarém, da Faculdade Mandic e de alguns patrocinadores.

No período de 22 a 31 de julho, professores e estudantes dos cursos de Medicina e de Odontologia estarão a bordo do barco Abaré II. Eles irão levar a populações ribeirinhas atendimento médico, procedimentos odontológicos, ações educativas em saúde, além de distribuir medicamentos.

A coordenadora do curso de Odontologia, Fabiana Mantovani Gomes França, doou à  Secretaria Municipal de Saúde de Santarém um kit "Educação em Saúde Bucal”. O kit é composto por um livro e a réplica de uma arcada dentária feita com material reutilizável. “Nós estamos trazendo aqui um projeto onde utilizamos material reutilizável para fazer educação em saúde bucal. Este kit é feito com material de fácil acesso e qualquer professor pode fazer e usá-lo para ensinar escovação às crianças”. Outro projeto a ser desenvolvido pelos estudantes é o que vai fornecer próteses dentárias. “Com a colaboração de um protético daqui de Santarém e da parceria com a Unicamp, vai ser possível fazer uma prótese em um dia”, comemorou a coordenadora.

O estudante José Níbali Rodrigues Júnior, do 7º semestre de Medicina,  foi um dos responsável pela execução do projeto “Barco da Saúde”. “É uma experiência pessoal e profissional muito grande, porque atender em hospitais de ponta é fácil. Mas médicos bons se formam a partir deste tipo de experiência, uma experiência humanizada, que tem um olhar mais amplo da pessoa e com poucos recursos. Se a gente consegue atender em lugares assim, a gente consegue atender em qualquer lugar”. A expectativa, de acordo com ele, é dobrar os atendimentos em relação ao ano anterior, quando foram realizados cerca de mil atendimentos. Esta é a segunda vez que os alunos participam do projeto “Barco da Saúde”. Ano passado eles levaram atendimento a comunidades indígenas do estado do Amazonas.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/9e7dbe0442a23d8e8063da13970c896d.jpg

O barco-hospital Abaré tem estrutura de atendimento composta por quatro consultórios médicos, um consultório odontológico e salas individuais para pequenos procedimentos, como o de coleta de exames, curativos, de observação e suporte básico de vida. Os professores e alunos também farão atendimentos em escolas e locais disponíveis nas comunidades.

Além dos atendimentos, serão realizadas palestras e ações coletivas de educação, que irão abordar temas como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e uso de drogas.

Estiveram presentes à assinatura do termo de cooperação entre Ufopa e Faculdade Mandic o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, a vice-reitora, Aldenize Xavier, o pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Marcos Prado, além de representantes da Prefeitura de Santarém e coordenadores dos cursos de Medicina e Odontologia da Faculdade Mandic.

Comunicação Ufopa

23/7/2018