Ultima atualização em 2 de Setembro de 2022 às 14:34

Ufopa e parceiros fazem ações para promoção da cidadania e saúde em comunidades de Santarém

Nos dias 24 a 27 de agosto, as comunidades Surucuá e Parauá, localizadas na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, receberam a ação “Cidadania e Saúde” promovida pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), o 35º Batalhão de Polícia Militar, a Cáritas da Arquidiocese de Santarém e a Congregação das Irmãs Franciscanas de Maristella.

Um público de mais de 600 pessoas participou de palestras e rodas de conversas para prevenção e promoção da saúde realizadas na Escola Frei Marcos. No dia 25, houve um momento de diálogo com o MPPA, direcionado às mulheres, para tratar sobre questões de direitos, cidadania e saúde. No dia 26, os pais e estudantes de ensino fundamental e médio assistiram à palestra realizada pelo Programa Ronda Escolar, voltada para o enfrentamento e prevenção do uso de álcool e outras drogas na perspectiva da promoção da cultura de paz na escola.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/e19a6e03600cc130d9a3025c9da8a942.jpeg /media/file/site/ufopa/imagens/2022/e5ab63a66f2e34c9fd5836361806df30_ru49m8u.jpeg
Ações envolveram comunidades de Parauá e Surucuá. Fotos: Arquivo Isco/Ufopa.

As ações fazem parte do projeto “Promoção da saúde mental em momento de pandemia através da fitoterapia em comunidades do Oeste Paraense”, do Isco, por meio do qual estão sendo desenvolvidos fitoterápicos a partir do maracujá (Passiflora spp.) para o tratamento de sintomas de ansiedade e depressão entre os comunitários.

O projeto tem adotado uma ampla frente de trabalho para, além de mobilizar as comunidades no plantio das mudas que serão utilizadas na produção dos medicamentos pela Farmácia Universitária da Ufopa, auxiliar na integração e no bem-estar dos envolvidos.

Durante a semana, também houve atividades de irrigação e plantio das mudas de Passiflora spp. e reuniões com os quatro bolsistas e quatros voluntários do ensino médio que participam do projeto, das comunidades de Parauá e Surucuá.

Nos dias 23 e 24 de setembro, cerca de 40 lideranças de Parauá serão convidados a participar de círculos restaurativos, como forma alternativa de tratamento de conflitos e construção da paz, com o objetivo de envolver a comunidade no trabalho coletivo.

02/09/2022