Ultima atualização em 20 de Abril de 2022 às 16:05

Ufopa e UFPA lançam primeiros livros da coleção Amazônia Recontada

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA/UFPA) e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente da Universidade Federal do Oeste do Pará (Sacaca/Ufopa) lançaram nesta terça-feira, 19 de abril, os dois primeiros livros da Coleção Amazônia Recontada. O lançamento se deu em uma live, às 16h, no canal do Sacaca/Ufopa no YouTube.

O primeiro livro — Comunidade quilombola do Ariramba — é dedicado à comunidade remanescente de quilombo do Ariramba, localizada no limite entre os municípios de Óbidos e Oriximiná, no oeste do Pará. Sua ocupação remonta ao século XIX, quando grupos negros formaram mocambos na região. A vida cotidiana da comunidade transcorre entre as áreas de moradia, nas margens do igarapé Ariramba, e as áreas de uso comum — florestas, lagos e igarapés onde praticam o extrativismo vegetal e animal.

O segundo volume — Repartimento dos Pilões: terra de castanheiras e castanheiros — é sobre a comunidade de Repartimento dos Pilões. Localizada no Vale do Jari, na divisa do Pará com o Amapá, a comunidade enfrenta os danos ambientais provocados por um projeto de exploração industrial de celulose, implantado na região no fim dos anos 1960. Em meio a grandes extensões de terras ocupadas por plantações de eucalipto e gamelina, os moradores lutam pela conservação das florestas nativas que restam e constituem a base de seu modo de vida.

Editada pela editora universitária do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (Numa/UFPA), a coleção Amazônia Recontada nasceu com o propósito de transformar o conteúdo produzido com o rigor acadêmico em livros com linguagem e formato mais convidativos para o público em geral. Para ajudar a contar a história dos lugares, os livros possuem ilustrações de cenas cotidianas observadas em pesquisas de campo.

Os livros estão disponíveis para ser baixados (download) gratuitamente na página de livros eletrônicos da Ufopa ou diretamente pelos atalhos abaixo:

Sobre a live

Da live de lançamento participaram membros da comissão editorial e líderes comunitários, abordando a importância de divulgar resultados de pesquisas para as próprias comunidades estudadas. Foi realizada em conjunto com a Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Ufopa.

Durante o evento, foi compartilhado link para os interessados em declaração de duas horas para fins de atividades complementares.

Acompanhe a gravação da live no YouTube:

Comunicação/Ufopa, com informações do Sacaca/Ufopa

19/04/2022 atualizado em 20/04/2022