Ultima atualização em 3 de Setembro de 2024 às 10:54

Ufopa está entre as IFES que mais investem em internacionalização

Com programas de incentivo, Ufopa alcança sétimo lugar entre as universidades federais

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está entre as sete instituições federais de ensino superior (IFES) brasileiras que mais investem em internacionalização. Em 2023, foram investidos R$ 600 mil no Programa de Internacionalização (Print), que contou com as chamadas da Iniciativa Docente à Internacionalização (IDI) e do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PMAI).

Além dos recursos do Print/Ufopa, em 2023 também foram investidos R$ 45 mil reais em cursos de idiomas, com vagas para servidores e discentes. O Print/Ufopa possibilitou triplicar o número de acordos de cooperação técnica com instituições estrangeiras e possibilitou aos discentes realizar intercâmbio acadêmico para instituições na Europa, África e outros países da América do Sul.

Como resultado dessa ação de internacionalização, está em fase de assinatura um acordo de cooperação técnico-científica (ATC) entre a Universidade Kenyatta, de Nairóbi, Quênia, e a Ufopa, por meio do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII), e outros acordos por meio do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ). Esse acordo está sendo conduzido pelo coordenador do programa. Prof. Dr. Itamar Paulino (IFII).

"Estamos felizes porque as relações entre Brasil e África têm sido ampliadas, principalmente a partir de acordos de cooperação técnica, científica e cultural. Nosso acordo entre a Ufopa e a Universidade Kenyatta já está em fase de assinatura. Mas as cooperações já estão dando frutos. O PPGSAQ tem ofertado nos últimos dois anos uma disciplina compartilhada entre professores do programa e do mestrado em Educação da Universidade Kenyatta, da qual participam alunos do nosso mestrado e daquela instituição. Além disso, já temos professores do PPGSAQ e da UK colaborando em coorientações e discussões temáticas de interesse das duas universidades, o que é o caso de mudanças climáticas, questões ambientais e modelos comunitários de cultura", afirmou Paulino.

Para 2024 está prevista a criação do Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão Internacional (Peex Internacional), com aporte de recursos de R$ 495 mil para financiar projetos integrados com discentes, docentes e técnicos administrativos em educação, com data de lançamento prevista para setembro de 2024, além de R$ 35 mil para novas turmas em cursos de idiomas.

Considerando as regiões Norte e Nordeste do país, a Ufopa é a universidade que mais investe em ações de internacionalização. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), todos localizados na região Sudeste, são as instituições que investem valores superiores a R$ 1 milhão em ações de internacionalização.

A Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) foi dirigida pelo Prof. Dr. Gabriel Brito Costa, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), no período de junho de 2022 a agosto de 2024. A partir do dia 1º de setembro de 2024, a Arni passa a ser dirigida pela Profa. Dra. Honorly Kátia Corrêa, do Instituto de Ciências da Educação (Iced).

Mais informações no site da ARNI: https://www.ufopa.edu.br/arni/.

02/09/2024

Sede da faculdade de Comunicação da Universidade Kenyatta, dezembro de 2023. Foto: Itamar Paulino.