Ultima atualização em 20 de Fevereiro de 2025 às 09:07
Recursos garantidos pelo MEC ampliam oportunidades educacionais no Oeste do Pará.
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) assegurou um investimento de R$ 10 milhões para a implantação do Campus da Ufopa em Rurópolis e a expansão e consolidação de cursos na região. O repasse dos valores, destinados à aquisição de equipamentos, foi confirmado em reunião ocorrida nesta terça-feira, 18, na Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Ifes (Difes) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
Os recursos permitirão não apenas a aquisição de equipamentos para o Campus Rurópolis, contemplado pelo Novo PAC Expansão, mas também o aprimoramento da infraestrutura dos demais campi da universidade.
A reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, destacou que “o investimento representa um passo fundamental para consolidar o Campus Rurópolis e ampliar as oportunidades educacionais para os jovens do Oeste do Pará nos demais cursos. Nosso objetivo é oferecer uma estrutura acadêmica de qualidade, fortalecendo a presença da Ufopa nos territórios e promovendo o desenvolvimento regional”.
Planejamento – Atendendo ao convite da Difes a reitores das dez universidades federais contempladas pelo Novo PAC Expansão, a reitora apresentou o planejamento estratégico do Campus Rurópolis. A exposição se destacou pela clareza, organização e visão estratégica do projeto e recebeu elogios dos participantes pela maturidade da gestão acadêmica na condução do processo, evidenciando o alinhamento da universidade com as metas estabelecidas pelo governo federal.
O plano detalhou as etapas de licitação da obra, a definição dos cursos que serão ofertados e o planejamento do concurso para técnicos administrativos e docentes, demonstrando o compromisso da instituição em cumprir prazos e metas com eficiência e responsabilidade.
Para a equipe da Reitoria que esteve no encontro, o reconhecimento reforça o protagonismo da Ufopa no processo de expansão do ensino superior público e destaca o empenho da universidade em consolidar sua presença em territórios estratégicos da região amazônica, ampliando o acesso à educação e fortalecendo o desenvolvimento regional.
A reitora Aldenize Xavier também apresentou a necessidade de códigos de vagas para docentes e técnicos administrativos, garantindo suporte não apenas ao novo campus, mas também aos cursos em andamento na sede e nos outros campi da Ufopa. O MEC reafirmou o compromisso em atender as demandas previstas no cronograma do Novo PAC Expansão e Novo PAC Consolidação.
A reitora também enfatizou o papel dos conselhos superiores da Ufopa no cumprimento das metas institucionais. “O apoio dos conselhos tem sido fundamental para que possamos avançar com responsabilidade e eficiência, respeitando os prazos estabelecidos e garantindo que cada etapa seja concluída com qualidade”, destacou Aldenize Xavier.
O investimento de R$ 10 milhões consolida o compromisso da Ufopa com a ampliação do ensino superior público e de qualidade, promovendo inclusão, inovação e desenvolvimento social na região amazônica. Para a atual gestão da Ufopa, a implantação do Campus Rurópolis representa não apenas a expansão física da universidade, mas também o fortalecimento do seu papel estratégico na promoção do conhecimento e na transformação das comunidades locais.
Ascom/Ufopa
Foto: Arquivo
19/02/2025