Ultima atualização em 29 de Agosto de 2024 às 15:57

Ufopa inaugura laboratórios em parceria com Alcoa no Campus Juruti

Também haverá celebração de convênio entre a universidade e a Alcoa no valor de R$ 1.855.000

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza nesta quarta-feira, 28 de agosto de 2024, em Juruti (PA), a inauguração de dois laboratórios que integram o projeto Centro Tecnológico de Geociências e Engenharia (CTGE), realizado em parceria com a Alcoa Foundation. São eles: Laboratório de Mecânica dos Solos e das Rochas; e Laboratório de Geoestatística e Engenharia Aplicada.

A programação ocorrerá a partir das 10 horas, no saguão do prédio principal do Campus Juruti, situado na Rua Vereador José de Sousa Andrade, bairro São Marcos. Também haverá a assinatura simbólica de convênio celebrado entre a Ufopa e a Alcoa, no valor de R$ 1.855.000,00, para a ampliação da infraestrutura do campus.

O evento contará com a presença da reitora Aldenize Ruela Xavier; da diretora do Campus Juruti, Celeste Queiroz Rossi; do coordenador do curso de Engenharia de Minas, Matheus Diniz Pinto de Morais; e do professor coordenador dos laboratórios, Michael José Batista dos Santos, além de representantes da Alcoa Foundation.

Assinatura de convênio celebrado entre a Ufopa e a Alcoa. Foto: Clemerson Lopes

Conheça os laboratórios que serão inaugurados no Campus Juruti:

Laboratório de Mecânica dos Solos e das Rochas

Com investimento de R$ 346.823,91, o Laboratório de Mecânica dos Solos e das Rochas possui estrutura básica para realização de aulas práticas dos cursos de Engenharia de Minas e de Engenharia Civil e para pesquisa em materiais rochosos e de construção civil. “Os equipamentos adquiridos para análise de solos, rochas e concreto, somados, servem para entender as propriedades e comportamento dos materiais de construção, auxiliando na qualidade, segurança e eficiência de qualquer projeto de engenharia”, explica o professor Michael José Batista dos Santos.

No laboratório será feita a acolhida inicial das amostras de rocha, minerais e solo coletadas para ensaios geotécnicos. As amostras serão preparadas para demais usos, como petrografia, análise química, entre outros. O espaço também será utilizado para práticas ligadas à iniciação científica nas áreas de Geologia e Agronomia e demais cursos que necessitem de preparar amostras para outros tratamentos laboratoriais.

Laboratório de Geoestatística e Engenharia Aplicada

Com investimento no valor de R$ 554.176,09, o espaço contará com infraestrutura de 25 computadores ligados à internet, devidamente instalados com softwares computacionais específicos de cada componente curricular, como programação geoestatística, perfuração e desmonte de rocha, planejamento de mina e equipamentos, mecânica de rochas, projetos de mineração, tratamento de minério e condicionamento de mina.

O espaço será dedicado ao ensino e ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão acadêmicas, cuja atuação está centrada na execução de serviços relacionados à otimização de processos da cadeia de valor do setor mineral, além de oficinas, cursos e monitorias relacionadas à atividade mineral.

Laboratório de Geoestatística e Engenharia Aplicada. Foto: Alcoa Juruti

CTGE – Financiado pela Alcoa Foundation, o projeto Centro Tecnológico de Geociências e Engenharia Aplicada é uma iniciativa de desenvolvimento tecnológico à mineração e ao desenvolvimento sustentável no Oeste do Pará, visando à aquisição de equipamentos nacionais e importados e à adequação de laboratórios dos cursos de Engenharia de Minas do Campus Juruti; e de Geologia e Geofísica, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG).

Coordenado e executado pelos professores Érica da Solidade Cabral, Cintia Rocha da Trindade e Michael José Batista dos Santos, juntamente com a Fundação de Integração Amazônica (Fiam), o projeto visa a angariar investimentos em equipamentos e materiais para implantação de laboratórios e melhoria na qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

Serviço: Inauguração de Laboratórios do Campus de Juruti da Ufopa

Laboratório de Mecânica dos Solos e Rochas

Laboratório de Geoestatística e Engenharia Aplicada

• Data: 28 de agosto de 2024