Ultima atualização em 30 de Agosto de 2024 às 18:05

Ufopa inaugura novas instalações do Laboratório de Estudos Sísmicos e Sismológicos da Amazônia

Em parceria com a Ufopa, Alcoa Foundation investiu quase 1 milhão de reais no laboratório e na aquisição de equipamentos.

Nesta sexta-feira, 30 de agosto de 2024, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) inaugura, em Santarém (PA), o novo espaço do Laboratório de Estudos Sísmicos e Sismológicos da Amazônia (Lessam), que contará com novas tecnologias visando ao desenvolvimento da região. A cerimônia de inauguração ocorrerá a partir das 15 horas no Auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), situado na Unidade Tapajós, bairro Salé.

Reestruturado com recursos da Alcoa Foundation, no valor de R$ 418.811,27, o novo laboratório, situado no Núcleo Tecnológico de Laboratórios (NTL), possui 64,15m² de área construída, com capacidade máxima de ocupação de 25 pessoas. O local está dividido em duas salas – uma de processamento de dados e outra de armazenamento e de manuseio de equipamentos –, atendendo às normas brasileiras de acessibilidade a edificações, mobiliário e espaços.

Novas instalações: sala de processamento de dados do Lessam.

“O Lessam ampara pesquisas científicas sobre a estrutura da litosfera e astenosfera, monitoramento da sismicidade do Norte do país, estudos de águas rasas e ambientais, geotecnia e refração rasa”, explica a professora Cintia Rocha da Trindade. “Essas pesquisas são realizadas em trabalhos de conclusão de cursos vinculados ao Programa de Ciências da Terra e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), além de coorientações em dissertações e teses”.

Além do novo espaço, a Ufopa passa a contar com equipamentos modernos, como o espectrômetro de absorção atômica, pertencente ao curso de Geologia e instalado na Central Analítica da Ufopa. Avaliado em R$ 578.744,38, o equipamento será utilizado para determinar a presença de metais nas amostras em análise. Segundo Cintia Trindade, a nova aquisição trará avanços, principalmente nos estudos hídricos e metalogenéticos (minerais e minérios). “Esse equipamento propiciará a produção de conhecimento científico de referência e de alta precisão na área de Geociências, trazendo autonomia nas análises químicas composicionais qualitativas e quantitativas multielementares”, esclarece.

Espectrômetro de absorção atômica instalado na Central Analítica da Ufopa.

O Lessam integra o conjunto de laboratórios do Centro Tecnológico de Geociências e Engenharia (CTGE), projeto resultante da parceria técnico-científica entre a Ufopa e a Alcoa Foundation que visa a angariar investimentos em equipamentos e materiais para implantação de laboratórios e melhoria na qualidade do ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa é executada pelos professores Érica da Solidade Cabral, Cintia Rocha da Trindade e Michael José Batista dos Santos, juntamente com a Fundação de Integração Amazônica (Fiam).

Lessam – Vinculado ao Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa, o Laboratório de Estudos Sísmicos e Sismológicos da Amazônia (Lessam) foi criado em 2017 com o intuito de amparar as atividades de ensino, pesquisa e extensão das disciplinas das áreas de Sismologia, Sísmica e Geofísica Aquática. Tem como público-alvo discentes e docentes dos cursos de Geofísica, Geologia e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra. Também é utilizado por alunos de graduação que estão desenvolvendo trabalhos de conclusão de curso, projetos de iniciação científica e de extensão, além de alunos de pós-graduação.

Lessam: Sala de armazenamento e manuseio de equipamentos.

Na área de ensino, o laboratório ampara atividades práticas e de processamento de dados das disciplinas profissionais dos cursos da Geociências, tais como: Sismologia Básica, Sísmica I, Sísmica II, Sismicidade Induzida por Reservatório, Geofísica Aquática, Estudo da Estrutura Crustal, Geofísica Aplicada a Estudos Ambientais, Prática de Campo, Processamento de Dados de Sísmica de Refração e Trabalho de Conclusão de Curso I.

Segundo a docente, além da pesquisa científica, o laboratório também apoia a execução de projetos de extensão da Geofísica e Geociências, oferecendo aos projetos a estrutura de um estúdio audiovisual móvel de pequeno porte, espaço para reuniões periódicas de planejamento, elaboração de materiais de divulgação e realização de entrevistas e podcast de divulgação científica. A unidade também possui cooperações científicas com o Observatório Sismológico de Brasília e o Laboratório de Estudos da Litosfera, ambos pertencentes à Universidade de Brasília (UnB).

Serviço: Inauguração do Laboratório de Estudos Sísmicos e Sismológicos da Amazônia (Lessam)

• Data: 30 de agosto de 2024 (sexta-feira)

• Local: Auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), Unidade Tapajós, Campus Santarém

Texto e fotos: Maria Lúcia Morais, Comunicação/Ufopa
29/08/2024, atualizada em 30/08/2024

Notícia relacionada:

Solenidade contou com a participação de professores e alunos da Ufopa.

Inauguração das novas instalações do Lessam.