Ultima atualização em 27 de Junho de 2023 às 14:12

Ufopa inova no processo de habilitação para cumprir legislação

A Portaria nº 360/2022 do Ministério da Educação (MEC) determina que todos os documentos relativos à vida acadêmica dos alunos, do ingresso à diplomação, devem ser digitalizados. Para cumprir esta exigência vigente desde agosto de 2022, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) inovou no processo de habilitação, que depois de quase 2 anos voltou a ser presencial.

A habilitação para todos os calouros do Processo Seletivo Regular (PSR), Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI), Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ) e Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) foi realizada no período de 12 a 23 de junho de 2023. No total foram atendidos 982 candidatos. De acordo com o edital, os candidatos que tiverem sua habilitação indeferida têm os dias 28 e 29 de junho para recorrer.

O Diretor de Registro Acadêmico (DRA), Flávio Nicaretta Amorim, explica o novo procedimento do processo de habilitação, que foi totalmente reestruturado em 2023: “Primeiro tem o fluxo da filtragem, após a filtragem vai para a análise de documentos. A gente já cadastra o aluno – que é a terceira etapa: o aluno já sai com o número de matricula e, após isso, é a última etapa, que é a digitalização”. Nicaretta ressalta ainda que toda a documentação dos alunos é digitalizada, conforme exigência da Portaria nº 360/2022: “Toda a documentação do aluno fica no acervo acadêmico digital do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o SIGAA”. De acordo com o diretor, a Ufopa é uma das pioneiras em realizar esse tipo de habilitação.

Campi fora de sede – Fora de Santarém, nas seis unidades da Ufopa localizadas nos municípios de Alenquer, Monte Alegre, Óbidos, Juruti, Oriximiná e Itaituba, também ocorreu a habilitação no novo formato digitalizado. Para facilitar a logística no atendimento dos candidatos do PSEI e do PSEQ, foi possível realizar a habilitação em um campus diferente daquele em que o candidato tivesse sido aprovado.

Nova legislação – A Portaria nº 360/2022/MEC, em seu parágrafo segundo, dá diretrizes sobre a emissão dos documentos apenas em formato digital. “As instituições de ensino superior (IES) deverão produzir os documentos integrantes do acervo acadêmico inteiramente por meio digital. Os documentos digitalizados que fazem parte do processo de emissão e registro de diplomas devem conter metadados específicos, a serem detalhados em nota técnica”, explicou o diretor.

Wesley Mateus de Oliveira Silva, 18 anos, foi aprovado no curso de Engenharia Florestal; com a ajuda da mãe, conseguiu realizar de forma agilizada o processo de habilitação: “Foi tudo certinho, está tudo bem organizado, consegui direitinho. Estou com uma boa expectativa; é torcer para que dê tudo certo”. Wesley já saiu com seu número de matrícula. Com isto, já pode acessar os sistemas e serviços direcionados aos novos alunos.

Tiago Fonseca Rodrigues, 30 anos, veio de Manaus para cursar licenciatura em Geografia. Ele já concluiu o bacharelado, porém disse ter interesse em ser professor: “Para mim, sempre foi empolgante estudar, obter conhecimento. Acho o ambiente acadêmico cativante e motivador”. Quanto à habilitação, afirma que não teve problemas; fez questão de ser um dos primeiros a entregar a documentação: “Foi muito tranquilo, vi no site e nas redes sociais, com isso pude me antecipar. Já estava tudo certinho, e só precisei seguir o fluxo”.

Ronaldo Soares da Silva, 21 anos, veio do PAE Lago Grande da região de Juruti para se habilitar para o curso do Pronera: “Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental”, afirmou orgulhoso. “Esse é resultado de um longo processo de luta que a gente vem travando há algum tempo. Esta está sendo uma das melhores experiências da minha vida”. Fez questão de parabenizar o acolhimento e a recepção da equipe. “Equipe nota 10, estão todos de parabéns”, disse, referindo-se ao trabalho dos 32 servidores escalados para atuar no processo de habilitação.

De acordo com o diretor de Registro Acadêmico, será divulgado no próximo dia 4 de julho o resultado final do processo de habilitação.

Confira aqui mais informações sobre o processo de habilitação.

Matérias relacionadas:

26/06/2023

Servidores recebem os calouros para habilitação. Foto: Flávio Nicaretta, junho/2023.