Ultima atualização em 14 de Outubro de 2024 às 17:14

Ufopa leva ação educativa sobre a importância do solo a escolas públicas

Próxima atividade será dias 17 e 18 de outubro na Escola Estadual Maestro Wilson Dias Fonseca, bairro da Nova República, Santarém.

O projeto de extensão “Solos na Escola”, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), realiza nos dias 17 e 18 de outubro de 2024 ação educativa na Escola Estadual de Ensino Médio Maestro Wilson Dias Fonseca, situada no bairro da Nova República, em Santarém (PA). Destinada a alunos e professores, a atividade itinerante busca disseminar conhecimentos da área de solos por meio de palestras, rodas de conversa, competição entre estudantes e apresentação de maquetes.

Vinculado ao curso de Agronomia do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), o projeto de extensão tem o objetivo de promover a integração entre Universidade e escolas públicas da educação básica dos municípios de Santarém e Mojuí dos Campos, por meio da sensibilização de alunos e professores sobre a importância do solo como um recurso natural essencial à vida. Componente fundamental do ecossistema terrestre, o solo é um recurso natural dinâmico, passível de ser degradado em função do uso inadequado pelo ser humano.

Em sua segunda edição, o projeto busca envolver alunos de graduação dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia da Ufopa. A iniciativa é coordenada pela professora Iolanda Reis e conta com a participação da professora Kilma Lima e do servidor técnico-administrativo Avner Gaspar, além de bolsistas e voluntários do projeto.

Programação – Na Escola Estadual Maestro Wilson Dias Fonseca as atividades ocorrerão na quinta-feira, 17 de outubro, pela manhã; e na sexta-feira, dia 18, à tarde. Um dos destaques será a palestra “A importância do solo na sustentabilidade ambiental”, a ser ministrada por Marcos Vitor Silva de Souza, aluno do curso de Agronomia da Ufopa e também bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex). Também haverá rodas de conversa com alunos e competição entre equipes de estudantes sobre o tema “Solos e Sustentabilidade Ambiental”, além da apresentação de maquetes de perfis de solos, colorteca, formação do solo e de erosão.

Serviço: Projeto Solos na Escola/Ufopa

• Local: Escola Estadual de Ensino Médio Maestro Wilson Dias da Fonseca

• Endereço: Travessa 25, s/n, bairro da Nova República, em Santarém (PA)

• Datas:

• 17 de outubro, quinta-feira, pela manhã, a partir das 9 horas

• 18 de outubro, sexta-feira, à tarde, a partir das 14 horas

14/10/2024

Visita do dia 8 de outubro na CEMEI Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Santarém. Foto: Divulgação.