Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 2 de Setembro de 2022 às 16:05

Ufopa participa de evento da Capes de avaliação da pós-graduação na Amazônia Legal


Promovido pela Capes, o 1º Seminário de Acompanhamento dos Projetos Aprovados no âmbito do Edital nº13/2020, do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na Amazônia Legal, ocorreu de 24 a 26 de agosto, na Universidade Federal do Acre (UFAC), sediada em Rio Branco (AC).

Durante o evento, que contou com a participação de representantes de 27 instituições da Amazônia Legal, foram apresentados 67 projetos habilitados para o PDPG, ação que visa a consolidar os programas de pós-graduação das instituições sediadas na Amazônia Legal e nuclear novas áreas de concentração, além da criação de novos programas de pós-graduação nessa região.

“No evento todos os subprojetos habilitados foram apresentados para a equipe técnica da Capes, que fará uma avaliação de todos os relatórios encaminhados para a liberação da segunda parcela deste recurso”, explica a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) da Ufopa, Lenise Vargas Flores da Silva. “Durante o seminário tivemos a real noção da execução dos projetos capitaneados e fomentados pela Capes, o que atende a uma perspectiva de consolidação dos programas de pós-graduação, ou seja, a visualização da Capes do andamento dos projetos e o indicativo das fragilidades a serem trabalhadas, como a execução financeira e o efeito da pandemia sobre a execução dos projetos”.

Também participaram do seminário os subcoordenadores dos dois projetos da Ufopa habilitados no edital: professora Gabriela Bianchi, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA); e professor José Max Barbosa de Oliveira Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ).

Vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco), o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA) da Ufopa tem como objetivo formar docentes e pesquisadores, por meio do Mestrado em Ciências da Saúde, para o exercício de atividades de ensino e pesquisa na área de inovação terapêutica para atenção à saúde. Tem como parceiro a Rede BioNorte – Ponto Focal Santarém.

Vinculado ao Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), o Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) apresenta duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Desenvolvimento Amazônico; e Biodiversidade, Saúde e Sustentabilidade. A iniciativa tem como parceiros o Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e o Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGBIO), ambos da Ufopa.

PDPG — O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na Amazônia Legal tem por objetivo fomentar propostas de planos de desenvolvimento de programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES, em áreas estratégicas, apresentadas por instituições de ensino superior (IES), localizadas na região da Amazônia Legal, por meio das suas respectivas Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa ou órgão equivalente. “É um projeto de quatro anos de execução (2020 a 2024), com recebimento de recursos anuais de 50 mil reais e implementação de bolsas de mestrado e de doutorado em parceria com outros programas de pós-graduação”, explica Lenise Silva.

Comunicação/Ufopa, com informações da Proppit

01/09/2022

 

José Max Barbosa, Lenise Silva, Graciela Inês Bolzon de Muniz (consultora da Capes) e Gabriela Bianchi.

Notícia em destaque