Ultima atualização em 21 de Janeiro de 2022 às 00:39

Ufopa participa do I Colóquio Internacional Pesquisa em Equidade na Educação

Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Centro Lemann de liderança para equidade na educação realizou o I Colóquio Internacional Pesquisa em Equidade na Educação, no município de Sobral, estado do Ceará.

A Universidade Federal do Oeste do Pará esteve representada pelo professor Alan Ribeiro, do Instituto de Ciências da Educação (Iced). O docente da Ufopa foi o único professor do Pará convidado para participar do evento no grupo de trabalho "Criação de Ambiente para a Promoção da Equidade Educacional", no qual se discutiu a criação de redes de ensino e pesquisa de indicadores para a melhoria da educação escolar no Brasil.

Para este evento, foram convidados 130 pesquisadores, entre acadêmicos, representantes do terceiro setor e agentes de organizações privadas, que foram distribuídos em grupos de trabalho responsáveis para discutir, nesses dois dias, diferentes possibilidades de resolução de problemas existentes no sistema educacional brasileiros e desafios sociais, políticos e econômicos nas redes de ensino regular.

Com base na experiência educacional de Sobral, considerada como uma das melhores experiências educacionais do Brasil, o Centro Lemann organizou o evento como uma iniciativa de construção de debates e de propostas para a implementação de equidade na educação pública e particular.

Durante o evento, professor Alan Ribeiro apresentou algumas informações sobre o ensino público em Santarém, indicou alguns desafios que a educação escolar quilombola na região do Oeste do Pará tem enfrentado e também divulgou algumas políticas elaboradas pela Ufopa no campo das ações afirmativas desde sua criação. Também falou sobre a Formação Básica Indígena, desenvolvida no Iced, entre outras questões relacionadas à educação.

07/12/2021