Ultima atualização em 19 de Junho de 2024 às 17:31
Evento será nesta quinta, 20, e sexta, 21, no auditório do NTB, Unidade Tapajós.
A Ufopa realiza nos dias 20 e 21 de junho o seminário "Tecnologias Digitais e Proteção de Territórios na Amazônia" no auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), na Unidade Tapajós/Campus Santarém. O objetivo é fomentar trocas de experiências e debate qualificado sobre a relação entre proteção territorial e uso de tecnologias digitais, atrelada à garantia de conectividade.
O evento ocorre em parceria com a FGVces, Sapopema, Gepesa, Projeto Saúde e Alegria, Rede MTI, Indica Tapajós e Vozes do Tapajós.
Nesta quinta-feira, 20, o seminário terá com duas mesas de debate, que abordarão os temas "Conectividade, tecnologia e monitoramento territorial independente" e "Mulheres e monitoramento territorial independente".
No dia 21 de junho, será realizada uma exposição a respeito dos desafios e caminhos para garantia de conectividade significativa na Amazônia. Na sequência, ocorrerá o lançamento do edital de seleção de organizações de base da região da Bacia do Tapajós, no âmbito do projeto Indica Tapajós, desenvolvido em parceria pelo FGVces e Sapopema, que prevê o direcionamento de infraestrutura para conectividade e tecnologias digitais para iniciativas de monitoramento independente organizadas por povos e comunidades da Bacia do Tapajós.
O seminário é aberto ao público em geral, organizações da sociedade civil, lideranças de povos e comunidades tradicionais e pesquisadores. Não é necessário realizar inscrição.
Comunicação/Ufopa
19/06/2024