Ultima atualização em 18 de Junho de 2026 às 15:06
Momento de escuta das lideranças e territórios
Nos dias 6 e 7 de julho de 2026, a Universidade Federal do Oeste do Pará realiza o Seminário dos Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola da Ufopa. Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e pela Comissão de Avaliação dos Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola (Capse), o seminário é um momento de escuta das lideranças e territórios indígenas e quilombolas das áreas de abrangência da universidade.
A programação ocorrerá no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon – Campus Santarém, com transmissão para os campi regionais.
Durante o seminário, serão apresentadas as minutas dos editais dos Processos Seletivos Especiais Indígena (PSEI) e Quilombola (PSEQ) da Ufopa, com abertura para debates e apresentação de contribuições dos participantes.
Sobre os seminários
Esses seminários são realizados pela Ufopa desde o início dos processos seletivos especiais: a partir de 2011 com o PSEI, e desde 2015 com o PSEQ. As dinâmicas propõem reflexão e troca, possibilitando à universidade avaliar os serviços voltados à formação dessas populações.
Os processos seletivos especiais são feitos como reconhecimento das desigualdades históricas enfrentadas pelos povos indígenas e quilombolas, dando ênfase à importância de valorizar saberes, culturas e identidades amazônicas.
Ascom/Ufopa
18/06/2026
