Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 29 de Agosto de 2023 às 16:00

Ufopa reativa bosque na Unidade Tapajós


Espaço está aberto a visitantes, que poderão contemplar a natureza com acesso a Meliponário, Borboletário e Trilha Tapera.

O bosque “Fátima Mekdece”, reativado na segunda-feira, 5 de junho, conta com uma área de 11.622,95 m² e está localizado na Unidade Tapajós da Ufopa, Campus Santarém. A retomada do espaço foi fruto de uma parceria entre Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) e Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), todos da Ufopa.

A programação de reabertura, durante a Semana do Meio Ambiente, teve palestras e atividades lúdicas. Os expectadores principais foram alunos do 3° e 4° anos das escolas de ensino fundamental Alberico Mendes Nóvoa e Professora Sofia Imbiriba. O espaço é em grande parte coberto de vegetação nativa, e os visitantes puderam ter acesso ao Meliponário, ao Borboletário e à Trilha Tapera. Em cada espaço visitado havia professores e alunos da Ufopa, que compartilharam informações sobre as espécies, a evolução da vida e a alimentação tanto de borboletas quanto de abelhas.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/6b10ede823feb45140522251b80f4df6.jpg
Visita de alunas ao borboletário.

 

As normas de uso do espaço ainda serão definidas, pois as visitas necessitam de acompanhamento para que os projetos de pesquisas existentes ou que venham a existir no local não sejam prejudicados. O acesso é controlado pela Assessoria de Gestão de Espaços da Ufopa e pela Coordenação de Segurança Patrimonial, órgãos ligados à Sinfra. Caso haja necessidade de visita externa, orienta-se que os referidos setores sejam contatados.

Histórico – O nome do espaço, Bosque Fátima Mekdece, foi definido em 2005 em homenagem à engenheira florestal Fátima Silva Mekdece, falecida em 2021, por sua atuação profissional reconhecida com classificação de espécies florestais da região. Fátima Mekdece foi servidora da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e da Ufopa, onde se aposentou em 2011. Em 2015, a Trilha Tapera, com aproximadamente 200 metros de extensão, foi aberta para facilitar a contemplação e o acesso ao interior do bosque.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/00dae463c51f6222023a3a5af201cbd8.jpg
Alunos da escola Sofia Imbiriba tirando dúvidas sobre espécies de abelhas.

 

Em 2020, o curso de Zootecnia, por meio da professora Graciene Santos, iniciou a instalação do Meliponário Didático “Bosque das Abelhas”, onde existem algumas espécies sem ferrão.

Já o Borboletário, também instalado no espaço, aguarda definição sobre possível transferência permanente para a Escola da Floresta. Por enquanto, funciona em uma estrutura temporária no Bosque Mekdece.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/97a7358fe03fbdd89a30520096a9c192.jpg
Interação de servidores e discentes da Ufopa com alunos das escolas Sofia Imbiriba e Alberico Mendes Nóvoa.

 

Comunicação/Ufopa, com informações da Sinfra
Fotos: Acervo/Sinfra
07/06/2023

Notícia em destaque