Ultima atualização em 15 de Setembro de 2023 às 17:03

Ufopa recebe apoio para ampliar estratégia de internacionalização

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está recebendo da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), por meio do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB-Mob), oito bolsas de mestrado e oito bolsas de doutorado para a Ufopa. O objetivo é ampliar a participação de estudantes estrangeiros de pós-graduação em universidades sediadas no estado do Pará.

Para a Fapespa, o programa contribui para o desenvolvimento de estudantes de alto nível acadêmico dos cinco continentes, bem como promove a internacionalização universitária e fortalece a cooperação internacional entre as universidades brasileiras e instituições congêneres de outros países.

A Ufopa é uma das universidades associadas ao Programa GCUB-Mob, que é promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras e tem o apoio do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, da Comissão Nacional da Unesco para o Brasil, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF).

“A Ufopa participa desde a primeira edição do Programa GCUB-MOB e conta atualmente com seis discentes estrangeiros nos cursos de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND), no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia da Rede Educanorte; e ainda mais dois nos cursos de mestrado Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBEES) e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS), totalizando oito discentes estrangeiros na instituição”, explicou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), Profa. Dra. Kelly Christina Ferreira Castro.

“A doutoranda Karen Larissa Auzier Guimarães, candidata selecionada e contemplada da Ufopa, pertence ao doutorado da Rede Bionorte e estará viajando em setembro em missão de estudos na Universidad Nacional de Mar del Plata, localizada na Argentina, para concluir seus estudos de tese”, informou ainda a pró-reitora.

Para Karen Larissa, a oportunidade de realizar um doutorado-sanduíche no exterior, com bolsa, é um momento marcante na sua carreira acadêmica: “Essa conquista vai muito além do aspecto técnico-científico, ela representa uma enorme satisfação pessoal e profissional para mim”. Karen refere-se à bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), dentro do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). “Foi fundamental, pois eu não teria condições financeiras de arcar com os custos de uma estadia no exterior por conta própria. Essa bolsa é certamente um apoio que torna possível meu sonho de estudar uma parte do meu doutorado em outro país, aprender com renomados pesquisadores e vivenciar uma nova cultura”, concluiu.

Ela agradeceu o apoio do orientador nessa conquista e afirmou que a experiência contribuirá para o seu desenvolvimento, mas também trará benefícios para a Ufopa. “Ao levar o nome da nossa universidade para além das fronteiras, mostrarei ao país que irá me receber (Argentina) o potencial e a excelência dos jovens pesquisadores que nossa universidade possui. Estou empolgada e, ao mesmo tempo, consciente dos desafios, mas sinto que estou pronta”, disse com confiança.

De acordo com informações da Proppit, a previsão de abertura do edital para esta seleção é o início de 2024. Em caso de necessidade de esclarecimentos adicionais, pode-se enviar e-mail para gcub.mob@gcub.org.br.

31/07/2023

Bolsistas em atividade de pesquisa no Laboratório de Sementes da Ufopa. Foto: Divulgação.