Ultima atualização em 15 de Março de 2023 às 17:04

Ufopa recebe cerca de 800 alunos no V Salão de Orientação Profissional

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/2434ededc18cc0e37412c1261fe09f57.jpg
Alunos concluintes da escola Rio Tapajós, de Santarém, atentos à apresentação do curso de Engenharia Mecânica da Ufopa.

Cerca de 800 alunos que cursam o ensino médio em 18 escolas de Santarém e do Oeste do Pará passaram pela Ufopa neste 1º de dezembro de 2022, durante o V Salão de Orientação Profissional, para conhecer os cursos de graduação ofertados pela Universidade. A intenção é estreitar o relacionamento e aproximar os estudantes da realidade da vida universitária e ajudá-los na escolha de carreira.

Os jovens puderam conhecer as formas de ingresso na Universidade, além de saber mais sobre a inserção de cada especialidade no mercado de trabalho. Os cursos foram apresentados por acadêmicos veteranos acompanhados pelos professores. “Eu tenho interesse na área da Saúde. Tinha algumas dúvidas sobre os cursos da Ufopa, então aqui deu para aprofundar. Ano que vem vou tentar”, explicou Débora Sousa, de 18 anos, aluna do 3º ano do ensino médio na escola Dom Tiago Ryan.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/de7df07d6417acd6e2b2718d4b06270a.jpg
Lucca Escóssio, aluno de Engenharia Civil em Itaituba, apresenta o curso para alunos da escola Dom Tiago Ryan, de Santarém.

Aluno da escola Antônio Batista, localizada em Itaituba, o aluno Matheus Henrique, de apenas 15 anos, veio a Santarém participar do evento. Interessado em cursar Engenharia, Matheus não sabia que a Ufopa oferta o curso da Engenharia Civil em sua cidade natal. Foi o graduando Lucca Escóssio, aluno do 5º semestre de Engenharia Civil em Itaituba, que apresentou o curso a Matheus. “As pessoas pensam que Engenharia Civil é apenas construção e projetos, mas tem muitas outras áreas que elas podem seguir dentro do curso. É verdade que tem muito cálculo, mas não se resume a isso. Esse evento é muito importante porque esclarece como é a vida acadêmica na realidade”, enfatizou Lucca.

Para Thalys Heverton, aluno do 7º semestre de Arqueologia na Ufopa, o Salão de Orientação Profissional ajuda a quebrar paradigmas. “As pessoas pensam que só existem dois cursos para se dar bem na vida, Direito e Medicina. Essa interação com os alunos que estão saindo da escola mostra a diversidade de opções que temos, os vários caminhos que podem ser seguidos profissionalmente, as possibilidades dentro de cursos não tão conhecidos”, avaliou o estudante.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/aee74fe2e76bb84e13064fe6b92afb1f.jpg
Graduando em Arqueologia, Thalys Heverton acredita que o Salão ajuda a quebrar tabus ao mostrar as diversas possibilidades de cursos não tão conhecidos da Ufopa.

Sílvia Letícia, de 18 anos, cursa o 3º ano do ensino médio na escola Rio Tapajós. Natural de Monte Alegre, este é o primeiro ano dela em Santarém. “Não conhecia a Ufopa. É bem maior do que eu imaginava, tem muita coisa aqui que não tem na minha cidade. Quero cursar Agronomia, já fiz o Enem este ano e vou tentar entrar ano que vem”, ressaltou a jovem.

Teste Vocacional – Novidade nesta edição do SOP foi o teste de orientação profissional disponibilizado ao público. Partindo de perguntas objetivas sobre interesses pessoais, o teste gera resultados de associação entre o perfil dos respondentes e áreas de conhecimento, indicando os cursos de graduação disponíveis na Ufopa.

Com 21 anos, Nailson Damasceno cursa o 3º ano do ensino médio na escola Dom Tiago Ryan, e ainda não decidiu qual carreira seguir. Ao realizar o teste vocacional, o resultado indicou aptidão para a área das Ciências Humanas. “Não era o que eu imaginava para mim, mas vou pensar a respeito”, frisou. A ferramenta é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), e pode ser acessada AQUI.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/fb8b1cfe371f6d4d4ab92d382aede0ea.jpg
Para Nailson Damasceno, aluno do 3º ano da escola Dom Tiago Ryan, o resultado do teste vocacional foi surpreendente.

Salão Virtual – Outra novidade desta edição do SOP foi o lançamento do Salão Virtual de Orientação Profissional, fruto de uma parceria entre a Proen e o Campus Oriximiná, com coordenação da Profa. Flávia Monteiro. A ferramenta é uma vitrine virtual para a promoção dos cursos da Ufopa. Por meio de visitas online, é possível conhecer algumas instalações dos cursos da Ufopa no site institucional do Campus Oriximiná. Acesse e navegue AQUI.

01/12/2022