Ultima atualização em 13 de Setembro de 2018 às 12:08
Nos dias 13 e 14 de setembro será realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará o I Encontro de Justiça Restaurativa da Amazônia e o IV Encontro de Justiça Restaurativa do Oeste do Pará, com programação organizada pela Clínica de Justiça restaurativa da Ufopa, ligada ao Programa de Ciências Jurídicas.
O evento corresponde a uma versão atualizada de encontros de justiça restaurativa que ocorreram em anos anteriores no município de Santarém e tem o objetivo que aprofundar as discussões sobre o tema, abordando a atuação e o crescimento da temática na Amazônia.
A programação será realizada no auditório da Unidade Tapajós das 14h às 22h. Nas tardes, serão realizadas mesas temáticas com facilitadores de diversos órgãos do município de Santarém e nas noites terão palestras com especialistas da área.
O encontro terá como palestrante principal Petronella Boonen, pesquisadora e militante do movimento da Justiça Restaurativa, vinculada ao Centro de Educação em Direitos Humanos de São Paulo (CEDHEP), uma das maiores especialistas nacionais na metodologia das chamadas Escolas do Perdão e da Reconciliação (ESPEREs). Atualmente ministra cursos, oficinas e palestras sobre temas como Justiça Restaurativa, conflitos e habilidades emocionais para pessoas ligadas, principalmente, à socioeducação, área prisional, judicial e pastoral.
Também estarão no evento como palestrantes a juíza da Vara da Infância de Juventude da Comarca de Santarém, Josineide Gadelha Pamplona; o representante da ESPERE da região Norte, padre José Boeing; e o coordenador da Clínica de Justiça Restaurativa da Amazônia (CJUA), professor Nirson Medeiros da Silva Neto.
As discussões do I Encontro de Justiça Restaurativa na Amazônia serão voltadas para alunos e profissionais de Direito, Psicologia, Pedagogia e Assistência Social, e para pessoas interessadas no tema.
As inscrições podem ser feitas na sala 102-B, na unidade Amazônia (Boulevard).
Comunicação/Ufopa
6/9/2018, atualizada em 10/9/2018