Ultima atualização em 3 de Setembro de 2024 às 14:49

Ufopa sedia Plenária do Plano Clima Participativo

Quinta-feira, 5 de setembro, a partir das 8h no Auditório Tapajós, em Santarém

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) convida a comunidade acadêmica para a Plenária do Plano Clima Participativo: "Propostas para o Plano Clima a partir do bioma Amazônia e audiência pública sobre o enfrentamento aos desafios da crise climática". O evento ocorrerá na próxima quinta-feira, 5 de setembro, das 8h às 13h, no auditório da Unidade Tapajós/Campus Santarém da Ufopa, situado na Rua Vera Paz, s/n, bairro Salé, Santarém.

A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República e demais ministérios, além das Plenárias Territoriais do Plano Clima pelos oito biomas brasileiros. O objetivo das plenárias é engajar a sociedade civil para apresentar propostas de ações relacionadas ao enfrentamento das mudanças climáticas e redução de emissões de gases poluentes.

Participantes – Estarão presentes na mesa da Plenária de Santarém (PA) o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco; a chefe de gabinete da Secretaria de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Monique Ferreira, e outras autoridades do estado do Pará.

Serão selecionados 10 representantes de movimentos sociais com incidência na região para participar da mesa, oportunidade em que apresentarão propostas para o Plano Clima. Também participará o Prof. Dr. Lauro Barata, como cientista convidado.

Propostas – Ao final das plenárias serão analisadas propostas que apontem contribuições para melhoria do clima. As 10 propostas mais votadas serão incluídas no Plano Clima, que servirá como guia da política climática brasileira até 2035.

Comunicação/Ufopa, com informações da Secretaria Nacional de Mudança do Clima
03/09/2024