Ultima atualização em 3 de Junho de 2024 às 15:18

Ufopa sediou I Encontro Regional do Forgepe/Forplad da região Norte

Debates ocorreram nos dias 16 e 17 de maio

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) sediou, nos dias 16 e 17 de maio, o I Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe) e do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) das Instituições de Ensino Superior (Ifes); o evento conjunto contou com a participação de pró-reitores das duas áreas de universidades da região Norte, além de representante do Ministério da Educação (MEC).

A palestra de abertura do I Encontro, no primeiro dia, foi proferida pelo vice-reitor e atual reitor eleito da Universidade Federal do Pará (UFPA) para o quadriênio 2024-2028, Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva, que abordou o tema “A experiência da interiorização na UFPA”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/738be1a0e1c6625f98ea87f65fa7e7f9.jpg
Participantes do I Encontro do Forgepe/Forplad Norte. Foto: Lenne Santos, 17/05/2024.

No segundo dia, 17 de maio, os representantes do Ministério da Educação (MEC), Aldous Pereira Albuquerque e Eduardo Batista dos Santos, coordenador-geral de Planejamento e Orçamento e coordenador-geral de Gestão e Governança, respectivamente, conduziram os debates, que ocorreram na sala dos Conselhos Superiores.

O objetivo deste primeiro encontro regional do Forgepe/Forplad da região Norte foi fortalecer e integrar os fóruns para tratar dos diversos temas relevantes de interesse dessas Ifes.

Forgep e Forplad são as entidades responsáveis por assessorar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em suas respectivas áreas de competência, para contribuir com a formulação e implementação de políticas na área de gestão de pessoas, planejamento institucional e execução orçamentária, respeitando-se a legislação vigente.

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/bc11698b36f136ba1ecff21f62224cce.jpg
Apresentação de carimbó na abertura do evento. Foto: Lenne Santos, 16/05/2024.

Mesa de abertura – Além da reitora da Ufopa, Profa. Dra. Aldenize Xavier, participaram da mesa de abertura: o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da UFPA e coordenador da Regional Norte do Forgepe, administrador Ícaro Duarte Pastana; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) da Ufopa e coordenador da Regional Norte do Forplad, Prof. Dr. Cauan Ferreira Araújo; a pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e representante da Coordenação Nacional do Forgepe, administradora Maria Vanusa do Socorro de Souza Firmo; e a pró-reitora de Administração da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e representante da Coordenação Nacional do Forplad, administradora Aline Pereira Leal. A vice-reitora da Ufopa, Profa. Dra. Solange Ximenes, também participou da solenidade de abertura do evento.

20/05/2024

Aldenize Xavier na abertura do I Encontro do Forgepe/Forplad. Foto: Lenne Santos. 16/05/2024.

Debates ocorreram nos dias 16 e 17 de maio