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Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 3 de Dezembro de 2020 às 23:00

Ufopa segue no enfrentamento à Covid-19 com projetos nas áreas da saúde, tecnologia e educação


Na sexta-feira, 20, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) apresentou 18 projetos relacionados ao combate, prevenção e monitoramento da doença na região Oeste do Pará, além de estratégias de ensino voltadas à atual realidade, no Workshop do Programa de Ações Emergenciais (Paem). O evento foi transmitido pelo canal do Estúdio Encontro das Águas.

O evento destacou os projetos aprovados no edital de financiamento do Paem, que recebeu 32 propostas, envolvendo 120 servidores e 6 empresas juniores, das quais dez foram contempladas com R$ 10 mil, e oito delas, com R$ 35 mil, totalizando um aporte inicial de R$ 380 mil.

Desde o mês de abril, a Ufopa tem executado ações diretas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 na região, como o fornecimento de equipamentos de proteção individual e álcool em gel a profissionais de saúde, desenvolvimento de protótipos para tratamento de pacientes internados e a realização de testes RT-PCR no Laboratório de Biologia Molecular (Labimol), assim como iniciativas de apoio a grupos vulneráveis, ações educativas, acompanhamento psicológico, dentre outras que visam minimizar os impactos da pandemia. “Estamos em um momento de culminância de muitas ações. Nós estamos nos oferecendo em todos os âmbitos para ajudar”, declarou o reitor Hugo Alex Diniz.

O programa irá fornecer apoio tanto a iniciativas que já estavam sendo desenvolvidas, quanto a novas propostas, a partir do próximo mês até novembro de 2021. Há esforços para a construção de equipamentos de desinfecção, desde soluções individuais como totens e dispensadores de álcool em gel, a coletivas, com sistemas de radiação ultravioleta; monitoramento do vírus, por meio de aplicativos e ferramentas de georreferenciamento; cuidado e atenção à saúde mental; ações de incentivo e conscientização para cumprimento de medidas de prevenção à doença; e desenvolvimento de tecnologias e estratégias de ensino remoto.

Esse apoio ainda pode ser ampliado por meio de aportes adicionais de recursos, a qualquer tempo, pelas unidades acadêmicas e administrativas a todas as propostas aprovadas, como explica o assessor especial da Reitoria, Cauan Araújo: “Existe o mecanismo previsto em edital que tanto os projetos que receberam recurso poderão receber aportes complementares para que, por exemplo, suas ações sejam potencializadas, levadas a um público mais amplo; quanto projetos que eventualmente foram aprovados, mas não classificados, poderão também receber recursos das unidades acadêmicas e administrativas para que suas ações possam se concretizar”.

Cinco propostas aprovadas já receberam aporte complementar de R$ 55 mil oriundo das unidades: "Ações de prevenção no combate à Covid-19: higienização em superfícies de trabalho nos espaços da Ufopa e mapeamento epidemiológico dos servidores", "Baobá: acesso e acompanhamento pedagógico de estudantes quilombolas e indígenas da Ufopa no contexto da Covid-19", "Epidemias em Santarém: da gripe espanhola à Covid-19 – pesquisa histórica como reflexão para o passado e presente", "Novo método molecular rápido e preciso para o diagnóstico de Covid-19" e "Saboaria natural amazônica aplicada à prevenção do coronavírus".

Para saber mais sobre cada projeto, assista às apresentações do Workshop clicando abaixo:

  1. “Alfabetização” em Tecnologias Educacionais Digitais aplicadas ao ensino remoto

  2. Aplicativo multiplataforma de monitoramento e prevenção ao coronavírus

  3. Desenvolvimento de um dispenser de álcool gel automático

  4. Diagnóstico do transporte fluvial aplicado à vigilância epidemiológica e educação sanitária na região do Baixo Amazonas

  5. Educação sanitária: a implementação de um instrumento de enfrentamento da Covid-19 em Unidades de Conservação

  6. Enfrentamento aos impactos da pandemia da Covid-19 sobre ensino de Ciências Agrárias

  7. Impactos psicossociais da pandemia: construindo um observatório de saúde mental com enfoque nos discentes e docentes dos cursos de pós-graduação

  8. Integração multicampi: unidos no combate a Covid-19

  9. Medidas educativas e de monitoramento para contenção do novo coronavírus no Oeste do Pará – uma abordagem multicampi

  10. Monitoramento e detecção do Sars-CoV-2 em águas residuárias domésticas produzidas pela população de Santarém (PA): indicadores de mapeamento georreferenciado e disseminação da doença

  11. Plataforma de suporte ao ensino utilizando tecnologias acessíveis à realidade da infraestrutura de internet da Amazônia

  12. Prevenção e combate à Covid-19 na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Felipe Corrêa Picanço na comunidade de Campos do Aramanaí, na região do Urucurituba

  13. Prevenção e combate à Covid-19 nas comunidades ribeirinhas atendidas pelo Navio Hospital Escola Abaré nas regiões dos Rios Tapajós e Arapiuns

  14. Produção de conteúdo digital para auxiliar estudantes de Engenharia

  15. Produção de totens para álcool em gel

  16. Sistema de Desinfecção de Ar Baseado em Ultravioleta

  17. Soluções para esterilização a partir da radiação UV-C

  18. Tecnologias digitais de aprendizagem em tempos de pandemia

Adaptação Na mesa de abertura, a vice-reitora Aldenize Xavier informou que 100 salas de aula serão preparadas com equipamentos como TVs, computadores, webcams, data-shows e mesas digitalizadoras. Segundo ela, a proposta é criar ambientes acessíveis para a execução de atividades online. “O objetivo é que qualquer servidor possa chegar, ligar o equipamento e fazer a sua transmissão ao vivo, a gravação de um vídeo. Ou seja, ter uma estrutura que não necessite de todo um aparato tecnológico, simples, mas que seja efetiva, prática e todo mundo consiga utilizar”.

A retomada das aulas, ainda em formato indefinido, ocorrerá em fevereiro de 2021. “Diferente de algumas universidades que estão optando por fazer períodos letivos especiais, nós vamos fazer a retomada do nosso semestre letivo. No meio dessa pandemia, com as realidades múltiplas, das mais diversas, e com desafios enormes nas nossas residências e comunidades, nós vamos continuar o nosso trabalho, que a Universidade não parou e não vai parar”, finalizou o reitor Hugo Diniz.

Assista ao worskhop na íntegra aqui.

Comunicação/Ufopa

23/11/2020. Atualizada em 30/11/2020.

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