Ultima atualização em 28 de Fevereiro de 2023 às 09:45

Ufopa será sede do XV Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica

No período de 7 a 11 de novembro a Ufopa sediará o XV Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (EcoEco). O tema central será "Desafios e caminhos para uma economia da sociobiodiversidade na Amazônia", e o evento contará com a participação de estudantes, pesquisadores e pesquisadoras nacionais e internacionais e sociedade civil.

O encontro busca contribuir para o debate sobre os caminhos e desafios para a construção dessa economia da sociobiodiversidade, como o fato de a Amazônia ser caracterizada tanto pela sua grande diversidade biológica e importância para a regulação climática, bem como pela sua grande diversidade cultural e social. Além disso, é necessário que uma economia próspera para a região esteja baseada na valorização da biodiversidade e no reconhecimento das tradições das populações locais, cujos modos de vida estão baseados em uma relação mais harmônica com a natureza.

Entre outros tópicos, o EcoEco vai debater sobre:

• Como reduzir a vulnerabilidade social da região a partir da biodiversidade e da floresta em pé?

• Como o conhecimento e a cultura das populações locais podem constituir a base para o desenvolvimento?

• Como repensar a infraestrutura na região?

• Como financiar a economia da sociobiodiversidade?

• Quais os riscos que a bioeconomia coloca para os povos amazônicos?

• Como evitar apropriação injusta dos conhecimentos tradicionais? Qual é o papel das universidades, pesquisadores e governos e qual é o papel do setor privado?

Confira AQUI a programação do evento.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/75fef92b82db5534bb995eb5e6b9caf3.jpg

27/02/2023