Ultima atualização em 12 de Junho de 2023 às 14:45

Ufopa tem dois novos mestrados aprovados pela Capes

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) obteve aprovação para abertura de mais dois cursos de pós-graduação na avaliação publicada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nesta quarta-feira, 7 de junho. A previsão é de que sejam ofertadas turmas de mestrado acadêmico já em 2024 para o Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia (PPGAA) e para o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA).

O PPGAA será vinculado ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) e realizará dois processos seletivos, totalizando 16 vagas anuais. O programa é estruturado em duas áreas de concentração: a área de Antropologia Social, composta pelas linhas de pesquisa “Antropologia e povos indígenas” e “Território, corporalidades e políticas da diversidade”; e a de Arqueologia, composta pelas linhas de pesquisa “Arqueologia e modificação antrópica do ambiente” e “Arqueologia, povos tradicionais e materialidade na decolonialidade”.

Vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), o PPGCA integra a área de concentração Ciência Animal e é dividido em duas linhas de pesquisa: "Produção Animal Sustentável e Recursos Naturais na Amazônia" e "Saúde e Biotecnologia Animal na Amazônia". O programa deve ofertar 15 vagas por seleção.

Outras três propostas ainda estão em análise pelos comitês de área da Capes: Doutorado em Educação na Amazônia, Mestrado em Recursos Florestais e Mestrado em Ciência da Computação, cuja recomendação deve ser divulgada pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior da Capes (CTC-ES) até o final do mês de junho.

Confira as propostas aprovadas pela Capes:

07/06/2023